Arquivo recebido com Status Arquivo: Hash Divergente

Problema

O arquivo Recebido pelo Recebe DF-e aparece no Painel com o Status Arquivo: Hash Divergente.

Esse Status é exibido quando o arquivo enviado pelo fornecedor apresenta o DigestValue diferente do DigestValue do arquivo autorizado pela Sefaz. O Campo DigestValue é um Hash gerado no momento da assinatura digital do arquivo de envio pelo software emissor do DF-e.

Digest Value do arquivo deve ser exatamente igual ao Digest Value encontrado no Portal Nacional ou Sefaz de Origem para que o mesmo seja considerado Válido. Isso garante que o arquivo enviado é exatamente o mesmo que foi enviado para a Sefaz. 

Exemplo:


Solução/Procedimento

Para certificar que o arquivo realmente não está correto, primeiro precisamos abrir o arquivo XML recebido.

1 - No Menu Recebimento de DF-e >> NF-e/NFC-e/CT-e Recebidos, localize o documento que apresenta o Status Hash Divergente. Para isso, recomendamos que use o filtro de pesquisa "Status Arquivo: Hash Divergente". Assim filtrará todos os documentos do período que desejar que possam estar com esse status:

2 -  Realizei o download do XML pelo Painel Oobj. Para isso, clique em Ações >> Download de XML.

3 - Será baixado arquivo compactado com extensão ZIP. Descompacte e abra o arquivo XML em algum editor de texto (sugerimos o NotePad  ) e verifique o conteúdo da tag <DigestValue> no final do arquivo.

Exemplo:

4 - Agora precisamos consultar o Portal Nacional (ou o site da Sefaz Autorizadora) para confirmar se o Digest Value do arquivo está igual ao da Sefaz.

Exemplo:

  • Informe a Chave de Acesso e código captcha e clique em "Continuar".

Na primeira aba, NF-e, é possível verificar o Digest Value da Sefaz.

Exemplo:

Caso o Digest Value seja diferente, realmente o arquivo é inválido. Isso acontece geralmente quando o arquivo é assinado novamente.

Se o arquivo é realmente inválido, é necessário solicitar ao emitente da NF-e (seu fornecedor) que lhe envie o arquivo correto.

Outra alternativa seria fazer o download do arquivo XML do Portal Nacional. Para isso será preciso ter o certificado digital instalado no navegador. Se escolher essa opção, pesquise pelo artigo: Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

 

Referência

Consultar NF-e - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaCompleta.aspx?tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Qual a diferença entre os Menus: Não Recebidos e NF-e Recebidas?
Visualizado 392 vezes desde 02/06/2015
Erro: Could not find datasource: java:comp/env/jdbc/oobjCentralDs - Como resolver?
Visualizado 614 vezes desde 02/06/2015
Como configurar Destinatários específicos no Painel Oobj?
Visualizado 315 vezes desde 05/06/2015
Como enviar e-mail pelo Painel Oobj?
Visualizado 322 vezes desde 05/06/2015
Erro ao fazer upload de arquivo no Painel Oobj - Transfer Error occurred
Visualizado 850 vezes desde 09/06/2015
Como consultar MDF-es não encerrados no Painel Oobj?
Visualizado 555 vezes desde 27/07/2015
Como encerrar um MDF-e no Painel Oobj?
Visualizado 1564 vezes desde 28/07/2015
Como realizar uma Manifestação Destinatário (MD) no Painel Oobj?
Visualizado 545 vezes desde 28/07/2015
Arquivo recebido com Status Sefaz: Consulta Rejeitada
Visualizado 1283 vezes desde 30/04/2015
Como registrar Evento de Carta de Correção para CT-e no Painel Oobj?
Visualizado 3975 vezes desde 28/07/2015
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.