Como realizar emissão de MDF-e quando há coleta em diversos municípios do Destinatário da carga (Emitente da NF-e)?

Problema

Como realizar emissão de MDF-e quando há coleta em diversos municípios do Destinatário da carga (Emitente de NF-e)?


Solução/Procedimento

Quando o destinatário for permitido à Emissão de NF-e, e a coleta das cargas for realizada pelo mesmo, no município do remente, utilizando transporte através de veículo próprio, arredando ou pela contratação de transportador autônomo de cargas, fica sobre sua (o Destinatário) responsabilidade a emissão de MDF-e. Vamos apresentar um exemplo, já mostrado na Cartilha Nacional sobre MDF-e.

Exemplo:

Foi emitida NF-es para acobertar uma operação em SP (São Paulo) com destino ao Estado do MS (Mato Grosso do Sul). Porém, será responsabilidade do Destinatário a coleta da carga. O Destinatário, enviará veículo próprio de MS para SP para coletar as cargas nos municípios do Remetente e depois descarregá-las na sua filial em MS.

Como proceder nesse caso?

  • O veículo ao iniciar seu trajeto para SP, como não estará levando nenhuma carga, não é necessário a emissão de MDF-e;

  • Em SP, deve-se emitir o MDF-e, com UF de Carregamento igual à SP e UF de Descarregamento igual à MS e o veículo deverá ser abastecido com as cargas descritas nas NF-es. O veículo poderá realizar coleta em um ou vários municípios dentro de SP;

  • Finalizado o transporte no Estado de MS (do Destinatário), o mesmo deve encerrar o MDF-e.

 


Referência

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (2)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por TONI SAVI MONDO PEREIRA - 25/03/2017 06:27:54
Bom dia, de faço algumas coletas por exemplo no RS para Rondonia, e no outro dia antes de sair do estado aparece outra coleta para o mesmo cliente, porem eu ja fiz o MDF-E no dia anterior e nao consigo mais cancelar, o que devo fazer? faço outro manifesto ?
Comentado por Mateus Neves - 27/03/2017 05:05:34
TONI SAVI MONDO PEREIRA, bom dia! Nesse caso, acredito que seja necessário encerrar o primeiro MDF-e que emitiu e realizar a emissão de um novo, com todas as mercadorias que irá transportar. Não é possível emitir um novo sem encerrar o anterior. Recomendo que entre em contato com a Sefaz do seu Estado para melhores orientações sobre essa situação.