NSU - Número Sequencial Único de NF-e. O que é? Para que Serve?

Problema

NSU - Número Sequencial Único de NF-e.


Solução/Procedimento

O Número Sequencial Único é gerado pela Sefaz para os interessados nos Documentos Fiscais (emitentes, destinatários, transportadores e terceiros).  A partir dele é possível que esses interessados tenha acesso a Eventos, Resumo de NF-es e NF-es Completas.

O fluxo abaixo exemplifica a geração do NSU para o emitente e destinatário da NF-e:

 

1 - Como funciona?

O documento fiscal (NF-e, Eventos, etc.), após recebidos no Ambiente Nacional da Sefaz, recebe um NSU . Os autores (emitentes, destinatários, etc.) quando gerarem a Sefaz um pedido de distribuição, ou seja, quando enviarem a Sefaz uma requisição para que lhe disponibilize os documentos completos ou resumo destes, deverá informar o NSU . Onde, a partir deste, a Sefaz disponibilizará os documentos que possuírem vínculo com o Número Sequencial informado.

 

2 - Qual NSU informar quando realizar uma requisição na Sefaz?

Não há como saber qual NSU  está vinculado a certo documento. A requisições iniciam a partir do NSU "0" (zero) e a cada nova requisição a Sefaz deve haver o incremento de "1" (um) número, ou seja, se realizei uma requisição utilizando o NSU "0", na próxima, utilizarei o "1", em seguida o "2" e assim por diante.

 

3 - Quantos documentos poderá conter um NSU?

Poderá conter até 50 documentos com informações resumidas ou completos.

 

4 - Assim que um documento for emitido, é possível recuperá-lo?

Não existe necessidade de o Ambiente Nacional estar sincronizado em tempo real com todos os documentos fiscais autorizados. Como a geração do NSU será organizada por ordem de inserção de documentos, a empresa ou pessoa conseguirá recuperar todos os documentos de seu interesse tão logo estes sejam recebidos pelo Ambiente Nacional da NF-e. Desse modo, haverá um intervalo até que o documento possa ser recuperado.

Observação

É conveniente manter um controle dos NSU já utilizados para as consultas (requisições).

 

Veja também os artigos relacionados ao assunto:

 

Referência

4 (4)
Avaliação do Artigo (4 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.