O que é o Evento Pedido de Prorrogação?

Problema

O que é o Evento Pedido de Prorrogação?


Solução/Procedimento

O Evento de pedido de prorrogação substitui uma petição em papel do contribuinte, frente à administração pública, com um arquivo xml assinado.

A saída com a suspensão do ICMS (nos casos previstos em legislação) na remessa para a industrialização independe da emissão de eventos na NF-e. Quando já tiver decorrido 180 dias para o seu recolhimento, pode-se emitir um Evento de Pedido de Prorrogação, para que o prazo possa ser estendido por mais 180 dias, logo o contribuinte terá ao todo 360 dias para o recolhimento do ICMS.

A partir do Evento Pedido de Prorrogação, pode-se realizar duas solicitações de prorrogação. Assim sendo, após o término do 1º Evento Pedido de Prorrogação (com 180 dias), é possível realizar um 2º Evento Pedido de Prorrogação para que o prazo para recolhimento do ICMS possa ser estendido por mais 180 dias. Com o 2º Pedido de Prorrogação, o prazo para recolhimento, passa a 540 dias.

O registro do 2º Pedido de Prorrogação, apenas pode ser feito para itens e quantidades e que já têm o 1º Pedido de Prorrogação.

Veja exemplo divulgado pela Sefaz na Nota Técnica 2015/001:


 

No exemplo acima, uma saída de 5 itens teve a suspensão prorrogada por 180 dias para os itens 1 e 2 nas quantidades 10 e 3, respectivamente. Em seguida, a empresa pediu a prorrogação da suspensão novamente para o item 2. Como já havia pedido a prorrogação para 3 unidades do item 2, está limitada a este no valor na 2ª prorrogação. No exemplo acima, pediu para apenas uma 1 unidade.

 

Ao realizar o registro do Evento Pedido de Prorrogação, a Sefaz (o fisco) registrará o Evento Fisco Resposta ao Pedido de Prorrogação  para cada um dos Eventos Pedidos de Prorrogação (1º e 2º prazo). Isso porque, a Sefaz de Jurisdição irá analisar o seu pedido de prorrogação, deferindo ou indeferindo o mesmo.

Veja o esquema de Distribuição da informação:

 

O registro de um novo Pedido de Prorrogação não substitui o Pedido de Prorrogação anterior, ou seja, serão eventos cumulativos. Recomenda-se agrupar a maior quantidade de itens em cada Pedido de Prorrogação.

 

O Evento Pedido de Prorrogação é opcional, logo algumas Sefaz podem não implementar esse Evento. Entramos em contato com a Sefaz RS para esclarecimento. Veja a seguir, na íntegra, a pergunta e resposta dada pela Sefaz:

 

Referência

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (2)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Valdir Mendonça - 02/06/2016 04:49:21
Bom dia!!!! Gostaria de saber se é possível fazer o pedido de prorrogação sem que o fornecedor tenha feito o manifesto do destinatário? Att., Valdir Mendonça.
Comentado por Mateus Neves - 02/06/2016 13:26:40
Valdir Mendonça, boa tarde! Não há por parte da Sefaz nenhum impedimento para que seja feito um Pedido de Prorrogação nessa situação, ou seja, mesmo que o Destinatário não tenha se Manifestado, você pode realizar o Pedido de Prorrogação.