Rejeição 217: NF-e não consta na base de dados da SEFAZ - Como resolver?

Rejeição

217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ

 

Causa

Quando consultada uma NF-e que ainda não foi autorizada ou inexistente na Sefaz Estadual, ou ainda se a NF-e for consultada no Ambiente errado, será retornado a rejeição "217 - NF-e não consta na base de dados da SEFAZ".

  

Esse problema pode ocorre em algumas situações. Por exemplo:

1 - Quando a NF-e e emitida em Produção e a Chave de Acesso é consultada em Homologação e vice-versa;

2 - Quando a NF-e ainda não foi autorizada e a Chave de Acesso é consultada;

 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e em Produção, que foi autorizada sem problemas. Em seguida, o Sistema ERP consultou a Chave de Acesso dessa NF-e no Ambiente de Homologação. Nessa situação a consulta será rejeitada pelo motivo 217.

  

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

A primeira coisa a se fazer, é consulta a Chave de Acesso no Portal Nacional da Sefaz ou no Portal Estadual da Sefaz. Feita essa consulta você saberá o que fazer a seguir. Para consultar no Portal Nacional, temos um artigo explicando como fazer. Acesse o link a seguir e veja como: Como consultar uma NF-e ou CT-e no Portal Nacional da Sefaz? 

Se não encontrar a NF-e no Portal Nacional da Sefaz, recomendamos que tente consultar no Portal Estadual.

 

Feita a consulta você terá duas situações: 1 - a NF-e pode estar autorizada ou 2 - a NF-e pode não ser encontrada (não Autorizada).

1 - Se a NF-e está autorizada e você está observando essa rejeição no seu Sistema, muito provável que o seu Sistema esteja fazendo a consulta errada. Por exemplo, consultar a Chave de Acesso de uma NF-e autorizada em Produção no Ambiente de Homologação e vice-versa. Nesse caso, você precisa acionar o suporte do seu Sistema Emissor para verificarem o motivo dessa situação;

 

2 - Se a NF-e não está autorizada, provavelmente, no seu Sistema ela também não estará. Imaginemos uma situação, onde a Sefaz está apresentando problemas em seus Servidores, logo se o seu Sistema tentar realizar a consulta da Chave de Acesso dessa NF-e que ainda não foi transmitida a Sefaz, haverá a rejeição na consulta. E nesse caso, será necessário aguardar a normalização da Sefaz para que consiga consultar a situação da sua NF-e. De toda forma, recomendamos que também acione o suporte do seu Sistema Emissor. Talvez o motivo do problema seja também o Sistema.

 

Em suma, esse problema ocorrerá se no momento da consulta da Chave de Acesso da NF-e no Webservice da Sefaz, e a mesma não identificar esse documento em seu Banco de Dados.

 

Referência

3,64 (11)
Avaliação do Artigo (11 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed