Rejeição 233: IE do destinatário não cadastrada - Como resolver?

Rejeição

233 - IE do destinatário não cadastrada

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e e a Inscrição Estadual do Destinatário (Campo: dest / IE - ID: E17) for válida e não estiver cadastrada na Sefaz Estadual, será retornando a rejeição "233 - IE do destinatário não cadastrada".

Exemplo:

Foi emitida uma NF-e e a IE do destinatário foi preenchida com o valor "0188316728". Ainda não cadastrada na Sefaz Estadual. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 230.

Veja regra de validação da Sefaz:

Esses casos são comuns em empresas / unidades recém criadas, onde todo o processo de cadastramento na Sefaz ainda não foi concluído.

 

Como Resolver

Nessa situação, o emitente nada pode fazer para corrigir a situação cadastral da Inscrição Estadual do destinatário da NF-e. Deve-se orientar o cliente a entrar em contato com a Sefaz do Estado para averiguação do processo cadastral da IE.

Para confirmar se a Inscrição Estadual consta no cadastro da Sefaz, como "Habilitada" ou "Não Habilitada", consulte o SINTEGRA  ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes . Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:

Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?  

Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?  

 

Corrigido o problema, basta reenviar a NF-e para processamento.

 

Referência

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (2)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Rodrigo - 19/01/2017 05:42:29
no meu caso o cliente tinha inscrição estadual em RS e em SC porem no sefaz estava cadastrado endereço de SC e por isso apresentava erro, após corrigido o endereço passou a funcionar.
Comentado por Rodrigo - 19/01/2017 05:43:58
No meu Caso o Cliente tinha IE em dois estados porem o endereço era de outro estava, corrigido para o endereço da Sefaz.