Rejeição 208: CNPJ do destinatário inválido - Como resolver?

Rejeição

208 - CNPJ do destinatário inválido

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e com o CNPJ do Destinatário inválido, com erro no preenchimento, apenas zeros ou com o dígito verificador inválido, será retornado a rejeição "208 - CNPJ do destinatário inválido".

 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e e o CNPJ do Destinatário foi preenchido apenas com zeros. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 208.

  • No XML:
<dest>
	<CNPJ>00000000000000</CNPJ>
	<xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
	<enderDest>
		<xLgr>Rua T38</xLgr>
		<nro>270</nro>
		<xCpl>Galeria T61 Sala 105106</xCpl>
		<xBairro>NAVEGANTES</xBairro>
		<cMun>5208707</cMun>
		<xMun>Goiânia</xMun>
		<UF>GO</UF>
		<CEP>74650000</CEP>
		<cPais>1058</cPais>
		<xPais>Brasil</xPais>
	</enderDest>
	<indIEDest>1</indIEDest>
	<IE>154081086</IE>
</dest>

 

  • No TXT-SP:

E02|00000000000000|
E05|Rua T38|270|Galeria T61 Sala 105106|NAVEGANTES|5208707|Goiânia|GO|74650000|1058|Brasil||

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Deve-se informar CNPJ válido para o Destinatário, que exista no Cadastro de Contribuintes do SINTEGRA. Para saber como consultar o CNPJ do Destinatário veja o artigo: Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?  ou Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)? 

 

Informado CNPJ do Destinatário, válido e existente no Cadastro de Contribuintes, basta reenviar a NF-e para processamento.

 

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