Rejeição 212: Data de Emissão posterior a data de recebimento - Como resolver?

Rejeição

212 - Data de Emissão posterior a data de recebimento

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e com Data/Hora de Emissão (dhEmi) maior que a Data/Hora da Sefaz, no momento da recepção do documento, será retornado a rejeição  "212 - Data de Emissão posterior a data de recebimento".

 

1 - Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e no dia 08/06/2015 e nela foi informado a hora de emissão igual à 15:00:00 (GMT -03:00). Na Sefaz Estadual, seu horário local é 14:59:00 (GMT -03:00). Como o horário informado na NF-e é maior que o horário da Sefaz, no momento em que recebeu o documento, este será rejeitado. 

 

2 - Exemplo hipotético:

Outro caso muito comum, ocorre durante o horário de verão. Algumas Sefaz altera o seu fuso horário para o 'GMT -02:00', mas no Sistema Emissor não é realizada essa alteração e continua sendo usado o 'GMT -03:00'. Quando a NF-e chega no ambiente autorizador da Sefaz, é rejeitada.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Deve-se verificar a Data/Hora de emissão da NF-e e informar a Data/Hora de emissão menor ou igual ao horário local da Sefaz autorizadora.

Se possível, verifique também se o horário do servidor está sincronizado com o horário da Sefaz do seu Estado, que utiliza o horário regional, isso para caso o seu sistema ERP esteja utilizando o horário do servidor para preencher a Data/Hora de emissão da NF-e.

 

Feita a correção, basta reenviar a NF-e a partir do seu Software Emissor

 

Referência

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.