Rejeição 213: CNPJ-Base do Autor difere do CNPJ-Base do Certificado Digital - Como resolver?

Rejeição

213 - CNPJ-Base do Autor difere do CNPJ-Base do Certificado Digital

 

Causa

Quando uma NF-e for emitida com um CNPJ-Base (CNPJ do emitente) diferente do CNPJ-Base do Certificado Digital, será retornado a rejeição "213 - CNPJ-Base do Autor difere do CNPJ-Base do Certificado Digital".

 

Há duas situações em que pode ocorrer essa situação:

1 - Quando o CNPJ-Base do emitente for informado errado;

2 - Quando a NF-e for assinada com um Certificado Digital errado.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Deve-se verificar se o CNPJ-Base do emitente foi informado corretamente na NF-e. Caso esteja correto o CNPJ-Base do emitente, é preciso confirmar se o Certificado Digital usado para assinar a NF-e é realmente o certificado emitido para o CNPJ-Base do emitente.

 

Referência

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (2)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Diego Santod - 30/07/2015 18:52:59
Na hora de assinar aparece que o cnpj difere do cnpj da base de certificado digital , é a primeira nota conferi ta td certo as informações porem persiste esse erro...nao sei o que fazer mais estou precisando emitir a nota e nao consigo.Alguem pode me ajudar com alguma informação ?
Comentado por Mateus Neves - 31/07/2015 10:31:36
Diego Santod, > "Na hora de assinar aparece que o cnpj difere do cnpj da base de certificado digital , é a primeira nota conferi ta td certo as informações porem persiste esse erro...nao sei o que fazer mais estou precisando emitir a nota e nao consigo.Alguem pode me ajudar com alguma informação ?" Você deve verificar duas situações, como foi sugerido no artigo: 1 - Dentro da NF-e, verifique se, nos dados do emitente, o CNPJ está correto. Se sim, ótimo, nada a corrigir na NF-e. 2 - O certificado digital pode ser usado por qualquer filial de mesmo CNPJ Base, ou seja, desde que os 8 primeiros dígitos do CNPJ sejam iguais.Não sei qual software está usando para a emissão, mas nele com certeza tem um local para se configurar o certificado digital. Esse certificado deve ter sido emitido para o mesmo CNPJ Base informado nos dados do emitente. Outra alternativa a ser adotada, é validar o XML assinado enviado a Sefaz. Para isso acesse o artigo:http://www.oobj.com.br/bc/article/como-validar-xml-no-validador-de-mensagens-nf-e-ou-ct-e-da-sefaz-rs-18.htmlNele (Validador Online da Sefaz RS), ao validar o XML assinado será mostrado o Certificado assinante da NF-e. Se essas alternativas foram verificadas e não há erro algum na NF-e ou de configuração do Certificado Digital, você tem mais duas alternativas: 1 - Entrar em contato com a Empresa Certificadora, que emitiu o seu certificado para confirmar se não houve alguma falha, como por exemplo, o certificadoter sido emitido para um CNPJ Base diferente; 2 - Entrar em contato com a Sefaz do seu Estado, pois se essa estiver apresentando algum problema interno, pode estar entregando indevidamente o retorno de rejeição.Tenha uma boa tarde!