Rejeição 230: IE do emitente não cadastrada - Como resolver?

Rejeição

230 - IE do emitente não cadastrada

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e e a Inscrição Estadual (IE) do emitente não estiver cadastrada na Sefaz, será retornando a rejeição "230 - IE do emitente não cadastrada".

Observação

Esses casos são comuns em empresas / unidades recém criadas, onde todo o processo de cadastramento na Sefaz ainda não foi concluído.

 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e por um emitente que não possui Inscrição Estadual. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 230.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

  

Como Resolver

Deve-se verificar o processo cadastral da sua Inscrição Estadual para ativar a emissão de NF-es no Ambiente de Produção ou Homologação. Em cada Estado o processo para cadastramento e ativação de uma Inscrição Estadual para emissão de NF-e pode ser diferente. Entre em contato com a Sefaz do seu Estado para melhores orientações sobre o processo de cadastramento / ativação.

Para confirmar se sua Inscrição Estadual existe e consta no cadastro da Sefaz, como "Habilitada" ou "Não Habilitada", consulte o SINTEGRA ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes. Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:

 

Normalizado o cadastro da sua Inscrição Estadual, basta reenviar sua NF-e a partir do seu Software Emissor.

 

Referência

5 (1)
Avaliação do Artigo (1 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (5)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Emanoel Pinto - 28/09/2015 14:30:42
Este erro ocorre porque a empresa ainda não cadastrou a inscrição estadual no ambiente de produção de NFe, e não por não ter uma inscrição estadual. Para solucionar deve acessar o Siare ou por senha ou por certificado digital (Que é um certificado próprio para o Siare, e não o A3 ou A1 que usamos para emitir a NFe. Após o acesso na opção Nfe basta fazer o cadastro, aguardar duas horas e liberar a produção. Se voce não tem o certificado para acesso siare ou se não tem senha para acessar deve antes providenciar um dos dois. Procurem por passo a passo para liberar produção de nfe caso tenham duvidas.. Aconteceu comigo hoje.. e minha nfe está na mão.
Comentado por LEANDRO COSTA - 25/04/2016 06:33:04
A dias estou tentando contato com a Sky para transferir meu endereço residencial, mudei de casa recentemente e preciso transferir o sinal, como faço para conseguir contato?
Comentado por Mateus Neves - 25/04/2016 10:58:58
LEANDRO COSTA, boa tarde! Não trabalhamos com a Sky. Tente atendimento através do site ou do telefone da empresa.
Comentado por Felipe Trevenzoli - 20/07/2016 07:23:34
Usamos o sistema de NFE do governo e a meses já estamos trabalhando normalmente, mas estou trabalhando em um sistema próprio para gerar as notas fiscais. Com o emissor do NFE trabalhando em modo produção, nada de errado acontece com nossas notas, mas no meu sistema, em modo de homologação, para testes, recebo sempre o erro 230 IE não cadastrado... eu preciso fazer o cadastro do IE no ambiente de homologação também?
Comentado por Mateus Neves - 20/07/2016 10:11:40
Felipe Trevenzoli, boa tarde! Exatamente isso. Você precisa ter cadastro também no Ambiente de Homologação. Uma forma de consultar e saber se tem esse cadastro, é através do Cadastro Centralizado de Contribuintes. Copie o link a seguir de um dos nossos artigos, que ensinamos a como realizar essa consulta, e cole em uma nova aba em seu navegador: http://www.oobj.com.br/bc/article/como-consultar-uma-inscri%C3%A7%C3%A3o-estadual-ou-cnpj-no-cadastro-centralizado-de-contribuinte-ccc-252.html