Rejeição 245: CNPJ Emitente não cadastrado - Como resolver?

Rejeição

245 - CNPJ Emitente não cadastrado

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e e o CNPJ do Emitente (Campo: emit / CNPJ - ID: C02) for válido e não estiver cadastrada na Sefaz Estadual, será retornado a rejeição "245 - CNPJ Emitente não cadastrado".

Exemplo:

Foi emitida uma NF-e com o CNPJ igual à "99.999.999/9999-99", ainda não cadastrada na Sefaz Estadual. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 245.

Veja regra de validação da Sefaz:

 
Observação

Normalmente, quando a Sefaz realizada a verificação do vinculo entre a IE e o CNPJ, essa rejeição não chega a ocorrer.

  

Como Resolver

Deve-se verificar se o CNPJ do Emitente informado foi digitado correto e se existe cadastrado na Sefaz. Consulte o seu CNPJ no SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes. Para saber como realizar essa consulta, verifique os artigos:

Em todo caso, será necessário entrar em contato com a Sefaz para verificar a situação cadastral do seu CNPJ e Inscrição Estadual.

 

Normalizado sua situação cadastral junto a Sefaz, basta reenviar a NF-e para processamento.

 

Referência

3 (1)
Avaliação do Artigo (1 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (2)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por alex domiciano - 10/06/2016 12:20:30
Boa tarde, Estou com um cliente que não está conseguindo emitir o CT-e, pois está ocorrendo o seguinte erro: Rejeição 245 - CNPJ emitente não cadastrado. Obs. Ele já emitiu CT-e anteriormente.
Comentado por Mateus Neves - 13/06/2016 05:03:04
alex domiciano, bom dia! O seu cliente está realizando a emissão por alguma nova unidade? Se sim, ainda podem haver pendências no cadastro dele na Sefaz. Outra possibilidade é ele está em débito com a Sefaz ou Receita Federal e acabou sendo bloqueado para a emissão. Há ainda a possibilidade de ser um problema momentâneo na Sefaz. O ideal é que você consulte o CNPJ ou Inscrição Estadual do seu cliente no SINTEGRA ou Cadastro Centralizado de Contribuintes (CCC) e veja a situação do cliente e então, entre em contato com a Sefaz para saber o motivo dessa rejeição. Para consultar o SINTEGRA ou o CCC.