Rejeição 296: Certificado Assinatura erro no acesso a LCR - Como resolver?

Rejeição

296 - Certificado Assinatura erro no acesso a LCR.

 

Causa

No momento em que a Sefaz recebe uma mensagem assinada é verificado se o Certificado assinante está na Lista de Certificados Revogados (LCR). Caso a Sefaz não consiga consultar essa lista, seja por uma perda de conexão com o endereço da Lista ou não ter sido disponibilizado pela certificadora essa Lista, será retornado a rejeição "296 - Certificado Assinatura erro no acesso a LCR".

Atenção: Essa rejeição não significa que seu certificado esteja revogado. O problema ocorre porque a Sefaz não conseguiu consultar uma lista para checar a validade do certificado. Trata-se de um problema interno da Sefaz e não quer dizer que o seu certificado esteja com problema.

Todo certificado possui em seus detalhes o campo "Pontos de Distribuição da Lista de Certificados Revogados" e em suas propriedades estão os endereços das Listas disponibilizadas pela certificadora. Nesses endereços é possível acesso a um arquivo em formato CRL que contém a Lista completa, que será utilizado pela Sefaz.

Acessando o certificado é possível verificar os endereços da LCR:

  • Em destaque está o endereço da LCR. Se executarmos no navegador, será realizado o download de um arquivo em formato CRL.

  • Baixado o arquivo, basta abri-lo para verificar a Lista:

Apesar de ter acesso a Lista de Certificados Revogados não é possível verificar facilmente se o seu Certificado está presente.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

 

Como Resolver

Em situações como essa, normalmente o problema é momentâneo e apenas o reprocessamento da NF-e será suficiente para que o documento seja autorizado. Caso o problema se prolongue, entre em contato com a Sefaz ou a Certificadora, informe a situação para saber a causa do problema.

 

Referência

http://www.gta.ufrj.br/grad/07_2/delio/Listasdecertificadosrevogados(LCR).html 

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Comentários (2)
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Comentado por Érico Milhomem - 06/05/2016 08:24:01
Muito Bom. Procedi conforme as instruções contidas no artigo e tudo funcionou conforme o dito.
Comentado por Mateus Neves - 06/05/2016 10:18:29
Érico Milhomem, boa tarde! Ficamos feliz por contribuir e por tudo ter dado certo.