Rejeição 468: NF-e com Tipo Emissão = 4, sem EPEC correspondente - Como resolver?

Rejeição

468 - NF-e com Tipo Emissão = 4, sem EPEC correspondente

 

Causa

Uma NF-e emitida em Contingência EPEC precisa ser transmitida a Sefaz Estadual imediatamente após cessar os problemas técnicos no Ambiente Autorizador da Sefaz Estadual. Nesse tipo de Contingência, primeiro é enviado o Evento EPEC para a Sefaz Nacional, que compartilhará o mesmo com o Ambiente Estadual.

Quando uma NF-e em Contingência EPEC for recebida pela Sefaz Estadual e a Sefaz Nacional ainda não tiver feito o compartilhamento do Evento EPEC com a Sefaz Estadual, será retornado a rejeição "468 - NF-e com Tipo Emissão = 4, sem EPEC correspondente".

Essa situação pode ocorrer tanto por uma falha na Sefaz Nacional ao compartilhar o Evento quanto por um falha na Sefaz Estadual ao receber o Evento EPEC.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Nessa situação, é necessário aguardar algum tempo e realizar reprocessamento da NF-e. Nesse tempo, a Sefaz Estadual já deverá ter recebido o Evento EPEC. Se a rejeição voltar a ocorrer, recomendamos que espere mais um pouco e tente novamente o reprocessamento. Se passado muito tempo e a Sefaz Estadual continua retornando a rejeição 468 para sua NF-e, é necessário que entre em contato com a Sefaz para averiguação do problema.

 

Veja as orientações da Sefaz Minas Gerais sobre essa situação:

 

Veja outros artigos relacionados a Contingência EPEC:

Como consultar EPEC pendentes de conciliação? 

EPEC bloqueado por Pendência de Conciliação 

 

Referência

5 (1)
Avaliação do Artigo (1 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (2)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Hemerson Milano Nunes - 28/03/2016 04:12:25
Bom dia, Estou com este mesmo problema, já tentei reenviar diversas vezes, mas não volta nenhum status diferente do erro 468. Abri protocolo na Sefaz-MG, porém até o momento não me retornou nenhum status. Alguem mais passou por este problema e demorou muito tempo para ser resolvido? O maior problema é que as NFe ficam pendentes de conciliação, após 7 dias caso a sefaz-mg esteja fora, ficarei sem emitir NFe para os emissores que tem NFe com Pendencia.
Comentado por Mateus Neves - 28/03/2016 05:18:07
Hemerson Milano Nunes, bom dia! Segundo a Sefaz MG, até o final desse mês, todos os Eventos EPEC compartilhados com ela pela Sefaz Nacional serão processados, assim suas NF-es poderão ser retransmitidas para autorização. Estamos observando essa situação ocorrendo com frequência. A única opção é aguardar e continuar retransmitindo os seus documentos até que sejam autorizados. Como você já informou, já entrou em contato com a Sefaz MG, que era uma outra alternativa. Em 7 dias se as Pendências de Conciliação não forem removidas, você ficará impossibilitado de emitir em Contingência EPEC, porém conseguirá faturar normalmente com os demais tipos de emissão (Normal, SVC, FS e FS-DA).