Rejeição 482: Código do Município do Destinatário diverge do cadastrado na UF - Como resolver?

Rejeição

482 - Código do Município do Destinatário diverge do cadastrado na UF

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e e o Código do Município (cMun) do Destinatário informado no endereço deste na emissão da NF-e for diferente do Código do Município que consta no Cadastro do Contribuinte para o mesmo Destinatário, será retornado a rejeição "482 - Código do Município do Destinatário diverge do cadastrado na UF".

 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e para destinatário com endereço cadastrado na Cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, porém na emissão da NF-e foi informado o Código do Município de Sapiranga, também no Rio Grande do Sul.

  • No XML: O campo associado a validação é o <cMun>, dentro do grupo <dest>
<dest>
	<CNPJ>99999999000191</CNPJ>
	<xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
	<enderDest>
		<xLgr>PROF ALGACYR MUNHOZ MADER</xLgr>
		<nro>2800</nro>
		<xBairro>CIC</xBairro>
		<cMun>4319901</cMun>
		<xMun>Sapiranga</xMun>
		<UF>RS</UF>
		<CEP>81310020</CEP>
		<cPais>1058</cPais>
		<xPais>BRASIL</xPais>
	</enderDest>
	<indIEDest>1</indIEDest>
	<IE>0123456789</IE>
</dest>

 

  • No TXT-SP:

E|NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL|1|0123456789||||
E02|99999999000191|
E05|PROF ALGACYR MUNHOZ MADER|2800||CIC|4319901|Sapiranga|RS|81310020|1058|BRASIL|| 

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Deve-se consulta o CNPJ ou IE do destinatário no SINTEGRA   ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes e confirmar qual Cidade consta no Cadastro do Contribuinte, em seguida, sabendo o nome do Município do Destinatário, basta consultar no site do IBGE, no endereço a seguir:

ou pesquisar na tabela abaixo:

 

Identificado o Código do Município do Destinatário, basta corrigir a informação no cadastro desde, dentro do seu Sistema Emissor. No exemplo, a cidade de cadastro do destinatário é Porto Alegre, que tem o Código igual a "4314902".

Feita a correção, basta reenviar a NF-e a partir do seu Sistema Emissor.

 

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Comentários (6)
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Comentado por Ana Madeira - 11/01/2016 10:18:40
Fiz todo o procedimento e ta tudo correto, porem continua dando o mesmo erro. O que devo fazer????
Comentado por Mateus Neves - 11/01/2016 10:31:39
Ana Madeira, boa tarde! Tenha certeza que realizou todas as consultas necessárias para confirmar a Cidade onde o Destinatário encontra-se cadastrado. Se confirmou todas as informações e o problema persiste, talvez o seu sistema continue a enviar a NF-e para processamento com as informações incorretas, ou na Sefaz pode estar havendo algum erro. Tente contato primeiro com o suporte do seu sistema para verificar se as informações foram realmente atualizadas, se foram, resta entrar em contato com a Sefaz para saber porque o erro continua a ser exibido, mesmo quando as informações já foram corrigidas.
Comentado por Ana Madeira - 11/01/2016 10:44:06
Olá Mateus, sim, esta tudo correto e no SEFAZ não tem suporte....ninguem sabe informar o motivo
Comentado por Mateus Neves - 11/01/2016 10:51:29
Ana Madeiro, se possível, adicione o trecho do XML correspondente ao dados do destinatário (tag: dest) para que eu consiga lhe orientar melhor.
Comentado por Ana Madeira - 12/01/2016 02:41:17
Mateus, bom dia! Consegui identificar o "erro". O cliente para o qual estava a emitir a DANFE tem tres INSCRIÇÃO ESTADUAL dentro do meu Estado (RS), estava cadastrada a Inscrição de um cidade, sendo que o cadastro do cliente era de outra. Obrigada pela atenção! Abraços
Comentado por Mateus Neves - 12/01/2016 03:21:18
Ana Madeira, bom dia! Fico feliz em ter conseguido ajudá-la.