Rejeição 526: Ano-Mês da Chave de Acesso com atraso superior a 6 meses em relação ao Ano-Mês atual - Como resolver?

Rejeição

526 - Ano-Mês da Chave de Acesso com atraso superior a 6 meses em relação ao Ano-Mês atual

 

Causa

Quando uma NF-e emitida há mais de 6 meses (180 dias) for consultada através do WebService de Consultas da Sefaz, será retornado a rejeição "526 - Ano-Mês da Chave de Acesso com atraso superior a 6 meses em relação ao Ano-Mês atual".

 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e no dia 01/02/2015, e a mesma foi reconsultada através do WebService de Consulta da Sefaz no dia 01/12/2015. Como há uma diferença de mais de 6 meses entre a data de emissão e consulta do documento, a NF-e será rejeitada pelo motivo 526.

Apenas a consulta via WebService que sofrerá com essa validação. Ainda será possível consultar normalmente as NF-es nos Portais Nacional e Estadual da Sefaz.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Nessa situação, não há nada a ser feito. Se a Sefaz não permitir a consulta, não há uma saída ou medida de contorno.

Na Aplicação Oobj,  documentos recebidos estão mais sujeitos a ocorrência dessa rejeição no momento de consultas e reconsultas. Há um tratamento, para que quando o documento for identificado em um primeiro momento como autorizado, em caso de rejeição em uma futura reconsulta, o status de autorização será mantido. Porém, se o documento for recebido após 6 meses de sua emissão e a Sefaz não permitir a consulta ao status do documento, o mesmo será apresentado no Painel Oobj com o status de Consulta Rejeitada, não sendo possível modificar esse Status.

 

Referência

5 (1)
Avaliação do Artigo (1 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.