Rejeição 573: Duplicidade de Evento - Como resolver?

Rejeição

573 - Duplicidade de Evento

 

Causa

Quando for emitido Evento para NF-e que já possui um Evento do mesmo Tipo (tpEvento) e com o mesmo Número Sequencial (nSeqEvento), será retornado a rejeição "573 - Duplicidade de Evento".

 

Essa rejeição pode ocorrer em várias situação. Veja algumas a seguir:

1 - Quando for emitido um Evento de Cancelamento para NF-e já cancelada;

 

2 - Quando for emitido um Evento de Carta de Correção com Número Sequencial já utilizado. 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma Carta de Correção com Número Sequencial 1 (um) para corrigir a Descrição de um Produto em uma NF-e e em seguida foi emitida uma nova Carta de Correção, porém com o mesmo Número Sequencial. nessa situação, o Evento será rejeitado pelo motivo 573.

 

3 - Quando for emitido um Evento de Manifestação do Destinatário para NF-e que já possui o mesmo Evento de Manifestação Destinatário.

Exemplo hipotético:

Foi emitido o Evento de Confirmação da Operação pelo Destinatário da NF-e. Por problemas técnicos no Software Emissor, a NF-e continuou apresentando o status "Sem Manifestação". Com o intuito de normalizar o Status da Manifestação da NF-e, o Destinatário refaz o Evento. Nessa situação, o Evento será rejeitado pelo motivo 573.

 

Veja a regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Veja a seguir a solução para cada um dos exemplos apresentados:

1 - Deve-se verificar o status da NF-e no Software Emissor. Se o status já estiver Cancelado, não deve haver problema em seu Software, pois essa é a situação real do documento na Sefaz. Porém se o status da NF-e no seu Software ainda é de Autorização, deve-se verificar juntamente com o suporte do seu Sistema o motivo de o status não ter sido atualizado. No Painel Oobj, você pode reconsultar o status de uma NF-e na Sefaz caso observe uma NF-e Cancelada na Sefaz com status diferente dessa situação. Para essa reconsulta, veja o artigo: Como Reconsultar um Documento na Sefaz pelo Painel Oobj? 

 

2 - Para o Evento de Carta de Correção, essa situação pode ser facilmente contornada. Você deve confirmar qual o Número Sequencial do último Evento Homologado na Sefaz e reenviar sua Carta de Correção rejeitada a partir do seu Software Emissor com o próximo número sequencial, ainda não utilizado. Com essa mudança, seu Evento de Carta de Correção deve ser autorizado.

 

3 - Se sua NF-e possui um Evento de Manifestação Destinatário Homologado e ele não é mostrado vinculado a sua NF-e, ou ela não possui status de manifestação correto deve-se verificar juntamente com o suporte do seu Sistema o motivo de o status não ter sido atualizado ou o Evento não estar vinculado a NF-e. No Painel Oobj, você pode reconsultar o status de uma NF-e na Sefaz caso observe essa situação. Para essa reconsulta, veja o artigo: Como Reconsultar um Documento na Sefaz pelo Painel Oobj? 

 

Algumas vezes esses problemas podem ser ocasionados quando se altera de Software Emissor e o novo Aplicativo adquirido não possui todas as informações do Aplicativo anterior. São várias situações possíveis e a depender do caso, é importante notificar o suporte do seu Sistema para análise.

 

Referência

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.