Rejeição 578: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento - Como resolver?

Rejeição

578 – Data do evento não pode ser maior que a data de processamento

 

Causa

Esta rejeição ocorre quando à hora do evento enviado no XML (dhEvento) é superior à hora do servidor da Sefaz. Essa validação ocorre para qualquer tipo de evento: Cancelamento, Carta de Correção e Manifestação do Destinatário.

A hora do evento pode ter 3 origens distintas:

1 - Preenchida pelo ERP do cliente, quando o ERP informa a tag <dhEvento> no lote.

2 - Preenchida pelo Motor Oobj, quando o ERP não informa a tag <dhEvento>, já que essa tag é opcional em vários layouts.

3 - Preenchida pelo Painel Oobj, quando o Evento é realizado pelo Painel Oobj.


Como Resolver

A solução vai depender da origem da informação da hora do evento:

1 - Quando o <dhEvento> é preenchido pelo ERP:

Deve-se entrar em contato com o ERP para que essa informação seja corrigida. 

Obs.: É muito comum que esse problema ocorra também com as mudanças do timezone relacionadas ao horário de verão. Em situações assim é necessário um ajuste no software emissor de acordo com a tabela a seguir:

UF

Fuso Normal

Fuso Horário de Verão

RS

-03:00

-02:00

SC

-03:00

-02:00

PR

-03:00

-02:00

SP

-03:00

-02:00

RJ

-03:00

-02:00

MG

-03:00

-02:00

ES

-03:00

-02:00

GO

-03:00

-02:00

MT

-04:00

-03:00

MS

-04:00

-03:00

DF

-03:00

-02:00

TO

-03:00

-02:00

 

2 - Quando o <dhEvento> não é preenchido no arquivo pelo ERP:

Muitas vezes a hora do Sistema Operacional do servidor do cliente não é exatamente igual à hora dos servidores da Sefaz. Ao gerar um evento nesse ambiente, pode ocorrer deste ser rejeitado pelo fato da hora informada no evento (tag: <dhEvento>) ser superior à hora atual da Sefaz.

Exemplo:

O horário da Sefaz é 12h00 e o do servidor em que a aplicação está instalada é 12h05. O cliente emite um evento nesse exato instante. Nesse caso, no arquivo será informado a hora 12h05. Quando esse arquivo for recebido pela Sefaz, ela pode rejeitar esse evento porque para a Sefaz ainda são 12h00. O evento será rejeitado portanto porque a data/hora do evento (12h05) é superior à data/hora do processamento pela Sefaz (12h00).

Solução de Contorno

A recomendação é que o ERP sempre informe o campo <dhEvento> mas se isso não for possível, existe o parâmetro "TEMPO_ATRASO_DATA_HORA_CCE_EM_MINUTOS"  preenche o campo <dvEvento> com o atraso configurado. Por exemplo, se informado no evento a hora de 12h05, e o parâmetro de atraso está configurado para que haja a hora seja diminuída em 5 min, quando o Evento foi enviado para a Sefaz, será enviado com a hora 12h00.

Obs: Quando o Evento é enviado em forma de arquivo para ser processado, o cliente tem a opção de informar ou não o campo dhEvento dentro do arquivo. Caso não seja informado, a Aplicação Oobj preencherá o campo com o horário do servidor e considerará a ativação do atraso. Se for informado o campo dhEvento dentro do arquivo, a Aplicação Oobj irá respeitar a informação e não aplicará qualquer atraso e enviará a Sefaz o Evento com a hora informada pelo cliente em seu arquivo.

 

3 - Quando o Evento é feito pelo Painel Oobj:

É possível a partir do Painel Oobj realizar o registro de qualquer Evento Fiscal. Quando feito pelo Painel Oobj tenho duas opções quanto ao preenchimento do horário de registro do Evento. É permitido que usuário escolha se a Aplicação Oobj deve usar a data/hora do servidor ou se deseja informar manualmente esse horário.

Opções:

  1. Data/hora do Servidor:



  2. Especificar Data/hora:

Nesse caso, informe a hora correta de acordo com o fuso-horário do seu Estado.

Em todas as situações é recomendável que o horário do servidor esteja sincronizado com o horário oficial de sua região, pois caso a Aplicação Oobj ou ERP utilize o horário do servidor para qualquer fim, não haverá diferenças. Para as regiões que trabalham com o Fuso Horário de Brasília, é possível realizar essa sincronização através do site  http://www.horariodebrasilia.org/ . O Windows também oferece forma para ajuste de Data/hora pela Internet.

 

Referência

http://www.horariodebrasilia.org/

http://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/exibirArquivo.aspx?conteudo=wZKoBZaKXMI=

5 (2)
Avaliação do Artigo (2 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.