Glossário da Base de Conhecimento

Glossário é geralmente definido como uma lista alfabética de termos técnicos em algum campo de conhecimento especializado. Este glossário fornece uma coleção de documentos da base de conhecimento que definem alguns termos técnicos. Esses termos são organizados em ordem alfabética, mas você pode saltar rapidamente para um termo específico, selecionando sua primeira letra do índice da base de conhecimento no glossário abaixo.

Certificado Digital
Artefato digital utilizado para assinar documentos digitalmente e também para identificação de entidades durante a comunicação entre computadores (SSL).
Certificado Digital A1
O A1 é um Certificado Digital em formato de arquivo. Ele pode ser exportado, o que diminui um pouco alguns aspectos de segurança e tem validade de 1 (um) ano.
Certificado Digital A3
O A3 é um Certificado Digital em formato de hardware, em um dispositivo criptografado, como Token, cartão magnético ou HSM. A validade do A3 é de até 3 (três) anos.
Chave de acesso
Conjunto de 44 caracteres numéricos que serve para representar unicamente um DF-e. É composto pelo código da UF do emitente, o ano/mês da data de emissão, CNPJ do emitente, modelo do DF-e, série, número do documento fiscal, código numérico aleatório e dígito verificador.
Chave de ativação
Espécie de código encriptado utilizado pelos sistemas da Oobj para controlar o uso por parte dos clientes da Oobj. Cada unidade emissora (CNPJ) possui uma chave de ativação própria e durante o uso do sistema a validade dessa chave é consultada para permitir (ou bloquear) o uso do sistema.
CNPJ
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. É composto por 14 caracteres numéricos, sendo os dois últimos os dígitos verificadores.
CPF
Cadastro de Pessoa Física. É composto por 11 caracteres numéricos, sendo os dois últimos os dígitos verificadores.
CSC
Código de Segurança do Consumidor. É um código de segurança alfanumérico, de conhecimento exclusivo do contribuinte emissor de NFC-e e da SEFAZ, usado para garantir a autoria e a autenticidade do DANFE NFC-e.
CT-e
Conhecimento de Transporte Eletrônico.
DACCE
Documento Auxiliar de Carta de Correção Eletrônica.
DACTE
Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico.
DAMDFE
Documento Auxiliar da Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.
DANFE
Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.
DANFE NFC-e
Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.
DF-e
Documento Fiscal Eletrônico. Termo genérico para se referir a qualquer tipo de documento, desde que seja simultaneamente Fiscal e Eletrônico.
DPEC
Declaração Prévia de Emissão em Contingência.
EPEC
Evento Prévio de Emissão em Contingência.
ERP
Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial. Gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.
Fisco
Entidade governamental responsável pela gestão do tesouro público, relacionado a arrecadação tributária e por consequência, pela recepção de DF-e. É composto pelas Secretarias de Fazenda e também pela Receita Federal.
FTP
File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos.
Homologação
Tipo de ambiente onde os dados transmitidos ao Fisco são relativos a transações fictícias, ambiente de testes.
Java
Plataforma de computação na qual os aplicativos da Oobj são construídos. Possui uma linguagem de desenvolvimento específica (Java) e roda em cima da JVM.
JVM
Java Virtual Machine, ou Máquina Virtual do Java. Software onde os aplicativos Java são executados. Garante a portabilidade das aplicações, tornando possível executá-las em diversos SO’s (Windows, Linux, Mac etc).
MD-e
Manifestação do Destinatário.
MDe
Manifestação do Destinatário.
NF-e
Nota Fiscal Eletrônica.
NFC-e
Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final.
Produção
Tipo de ambiente onde os dados transmitidos ao Fisco são relativos a transações reais, e portanto, deve-se prestar conta em relação aos dados informados.
SCAN
Sistema de Contingência do Ambiente Nacional.
SEFAZ
Secretaria de Fazenda.
SSL
Secure Sockets Layer. Protocolo para encriptação de dados trafegados pela Internet.
Tipo de Ambiente
Diz respeito a finalidade dos dados transmitidos ao Fisco: Produção ou Homologação.
Tipo de Emissão
Modalidade em que um DF-e é transmitido ao Fisco: Normal ou Contingência.
UF
Unidade Federativa. Cada UF representa um dos 26 estados ou o Distrito Federal. É representado por um código numérico ou por uma sigla, ambos com dois caracteres. Exemplo: A sigla da UF (estado de) Goiás é GO e seu código é 52.
XML
Linguagem de marcação que é utilizada para representar eletronicamente DF-es.