Apresentação do Oobj DF-e Client

 

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Apresentação do DF-e Client

O DF-e Client é uma solução da Oobj para emissão de documentos ficais em nuvem e está inserida no conceito SAAS, veja mais abaixo todos os recursos que estão associados a essa tecnologia.

 

SAAS (software as a Service)

SAAS é uma forma  de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.

Com esse modelo de solução, você precisará instalar o mínimo possível de uma aplicação no seu servidor, pois a maior parte da aplicação estará disponível em nuvem, acessível a qualquer momento de qualquer lugar desde que tenha internet.

A solução da SAAS Oobj proporciona isso e os principais benefícios são:

  • Nuvem

Acesso rápido e fácil a todos os documentos emitidos ou recebidos pela nossa aplicação. Serviços escaláveis, com o máximo de desempenho e segurança.

  • Integração Simplificada

Aumento de eficiência e produtividade da sua equipe de desenvolvimento por se tratar de uma solução em nuvem.

  • Tempo de implantação

O tempo de implantação é consideravelmente menor e pode ser feito seguindo nossos artigos da base de conhecimento.

  • Custos Reduzidos

Elimina as despesas com hardware e software.

 

Arquitetura SAAS

A arquitetura SAAS tende a ser simplificada visando facilitar o processo de integração, no cenário DF-e Client nos temos a seguinte arquitetura(padrão):

 



 
  • ERP/PDV 

Esse é o ponto inicial do processo de emissão, pois o ERP/PDV precisa fazer uma requisição de emissão para o DF-e Client, essa requisição consiste em gerar um arquivo(XML ou TXT) para que seja processado.

 
  • Servidor / DF-e Client

Se a comunicação entre o ERP/PDV estiver funcional, o DF-e Client vai receber a solicitação de processamento, em seguida fará a conversão do arquivo para o layout Sefaz, fará a assinatura e enviará o documento para o Data Center.

 
  • Data Center

O ambiente Data Center é composto por vários recursos e aplicações que são responsáveis por dar continuidade ao processo de emissão junto a Sefaz. A alta disponibilidade e escalabilidade são garantidos pelas tecnologias AWS(Amazon Web Services).

Monitor Oobj também está faz parte desse conjunto de aplicações, nossas soluções em conjunto com os serviços AWS fazem com que o Monitor Oobj esteja sempre acessível através da nuvem.

Existem outras soluções Oobj que são responsáveis por fazerem o processamento dos documentos ficais em tempo hábil junto a Sefaz, após o processamento, é gerado uma resposta para que o DF-e Client finalize o processo de emissão(Retorno e Impressão).


Recursos

Emissão

O DF-e Client é capaz de emitir os modelos de documentos abaixo, e para cada tipo de documento existe um ou vários layouts que podem ser integrados com o DF-e Client conforme especificado.

Também é possível emitir em ambiente de homologação, produção e ao final de cada processamento é gerado um arquivo de resposta, e após a autorização junto a Sefaz, é gravado em pasta uma cópia do documento autorizado.

Modelos de documentos e layout integrados ao DF-e Client:

Para download do manuais e arquivos para testes consulte: https://www.oobj.com.br/suporte/manuais-e-downloads

 

Impressão

É possível otimizar a impressão dos documentos com as duas opções abaixo. Do lado esquerdo temos os modelos de documentos que podem ser impressos em papel A4 e do lado direito os documentos que são impressos nas impressoras fiscais. As configurações são variadas e flexíveis.

 

Contingência 

O DF-e Client possui um sistema inteligente de contingenciamento automático para NFC-e, e também manual. Para os demais modelos é possível ativar a contingência manualmente.

O cenário abaixo exemplifica o processo de emissão em contingência: 

Possíveis Cenários

1 - ERP/PDV, por algum motivo não conseguiu gerar o arquivo XML/TXT em pasta.

Nesse cenário o DF-e não irá acionar a contingência, pois não recebeu nenhuma informação para processar.

2 - O XML/TXT foi gerado em pasta pelo ERP/PDV, mas houve uma falha de comunicação com o Data Center quando o DF-e Client tentou sair da rede.

Para esse cenário o acionamento da contingência vai funcionar, se configurado, pois a premissa é que o DF-e Client receba algo para que possa processar.

3 - O Data Center recebeu a requisição de processamento do DF-e Client, mas houve falha de comunicação com a Sefaz por qualquer motivo.

O DF-e irá acionar a contingência, pois o Data Center irá avisar que houve a falha de comunicação com a Sefaz.

 

Recebimento

O recebimento de DF-e é realizado no Data Center Oobj através da solução Recebe DF-e, o acesso aos documentos estará disponível através do Monitor Oobj para acompanhamento das notas de entrada, mas também é possível obter esses arquivos em pasta e para isso o DF-e Client possui o recurso de Recebimento de DF-e.

O processo é simples, sempre que um documento válido for recebido no Data Center Oobj, este será disponibilizado para que o DF-e Client possa baixar e disponibilizar em pasta no servidor.

Para mais detalhes sobre o Recebimento de DF-e vejo o artigo: Como configurar o Recebimento de DF-e no DF-e Client

 

Armazenamento

O armazenamento de DF-e ocorre de forma inversa ao Recebimento de DF-e*.

Esse recurso do DF-e Client é capaz de importar para o Data Center Oobj todos os documentos que foram emitidos anteriormente, desde que sejam arquivos PROC autorizados pela Sefaz.

O DF-e Client é capaz de ler um diretório (local ou compartilhado em rede), após a leitura,  todos os documentos válidos serão enviados para o Data Center Oobj e em seguida estarão disponíveis para visualização no Monitor Oobj. 

Também será possível realizar eventos(cancelamento e carta de correção), consultar a situação do DF-e junto a Sefaz ou até mesmo enviar o documento por e-mail e outros após a importação.

Para mais detalhes sobre o Armazenamento de DF-e vejo o artigo: Como configurar o Armazenamento de Documento Fiscal no DF-e Client

 

Integração

É possível emitir DF-e* integrando ao DF-e Client de duas formas: Via troca de arquivos ou via Integração HTTP.

 

Integração via arquivo

Como o próprio título sugere, esse modelo de emissão acontece através da troca de arquivos, ou seja, será necessário gerar em pasta um arquivo XML/TXT para que o DF-e Client possa fazer o processamento do documento.

Após a geração do arquivo o DF-e Client fará conversão para o layout Sefaz, assinatura digital e o envio para o Data Center para que seja processado junto a Sefaz.

Mais detalhes sobre essa integração leia: Como configurar a Integração arquivo do DFe Client

ADR 

Integração HTTP

A integração HTTP ocorre através de requisições diretas para o serviço HTTP do DF-e Client, além poder emitir, também é possível, reimprimir, inutilizar ou cancelar um documento.

Ex: Para emitir um DF-e o Endpoint que deve ser acessado é o: http://localhost:3090/?acao=emissao

Para saber mais sobre a integração HTTP do DF-e Client, consulte a base de conhecimento.

 

 

 

Arquitetura de instalação

Por arquitetura de instalação, entende-se: Possíveis formas de se instalar o DF-e Client em uma rede.

Os cenários atuais possíveis são dois: 1 DF-e Client por loja e/ou 1 DF-e Client por ERP/PDV

Abaixo temos as duas possíveis arquiteturas de instalação do DF-e Client. 

 

1 DF-e Client por loja

Esse padrão se enquadra quando a empresa contratante da solução Oobj DF-e Client, possui um servidor em sua loja física e 1 ou vários pontos de venda.

 O DF-e Client será instalado apenas no servidor e todos os pontos de vendas farão a requisição de emissão para o mesmo DF-e Client.

ADR  

1 DF-e Client por ERP/PDV

Esse padrão se enquadra quando a empresa contratante da solução Oobj DF-e Client, possui não possui o servidor para ser o intermediário e possui 1 ou vários pontos de vendas.

O DF-e Client será instalado individualmente em cada ponto de venda e cada instância será responsável por fazer o processamento do seu ponto de vendas.

       

 

Pronto ! Agora você sabe tudo sobre o DF-e Client :)

 

Dicionário

  • SAAS(Software as a Service ou Software como um serviço)
  • DF-e (Documento Fiscal Eletrônico)
  • ERP/PDV (Aplicações gerenciais de vendas)

 

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