Arquivo recebido com Status Arquivo: Hash Divergente

Problema

O arquivo Recebido pelo Recebe DF-e aparece no Painel com o Status Arquivo: Hash Divergente.

Esse Status é exibido quando o arquivo enviado pelo fornecedor apresenta o DigestValue diferente do DigestValue do arquivo autorizado pela Sefaz. O Campo DigestValue é um Hash gerado no momento da assinatura digital do arquivo de envio pelo software emissor do DF-e.

Digest Value do arquivo deve ser exatamente igual ao Digest Value encontrado no Portal Nacional ou Sefaz de Origem para que o mesmo seja considerado Válido. Isso garante que o arquivo enviado é exatamente o mesmo que foi enviado para a Sefaz. 

Exemplo:


Solução/Procedimento

Para certificar que o arquivo realmente não está correto, primeiro precisamos abrir o arquivo XML recebido.

1 - No Menu Doc. Recebidos, localize o documento que apresenta o Status Hash Divergente. Para isso, recomendamos que use o filtro de pesquisa "Integridade do Arquivo XML: Hash Divergente". Assim filtrará todos os documentos do período que desejar que possam estar com esse status:

2 -  Realize o download do XML pelo Monitor. Para isso, clique em Baixar XML.

3 - Será baixado arquivo compactado com extensão ZIP. Descompacte e abra o arquivo XML em algum editor de texto (sugerimos o NotePad) e verifique o conteúdo da tag <DigestValue> no final do arquivo.

Exemplo:

4 - Agora precisamos consultar o Portal Nacional (ou o site da Sefaz Autorizadora) para confirmar se o Digest Value do arquivo está igual ao da Sefaz.

Exemplo:

  • Informe a Chave de Acesso e código captcha e clique em "Continuar".

Na primeira aba, NF-e, é possível verificar o Digest Value da Sefaz.

Exemplo:

Caso o Digest Value seja diferente, realmente o arquivo é inválido. Isso acontece geralmente quando o arquivo é assinado novamente.

Se o arquivo é realmente inválido, é necessário solicitar ao emitente da NF-e (seu fornecedor) que lhe envie o arquivo correto.

Outra alternativa seria fazer o download do arquivo XML do Portal Nacional. Para isso será preciso ter o certificado digital instalado no navegador. Se escolher essa opção, pesquise pelo artigo: Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

 

Referência

Consultar NF-e - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaCompleta.aspx?tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Validador de Arquivos no Monitor Oobj
Visualizado 219 vezes desde 13/02/2019
Login no Monitor Oobj
Visualizado 531 vezes desde 11/02/2019
Falha ao abrir Monitor - java.lang.OutOfMemoryError: PermGen space
Visualizado 196 vezes desde 20/05/2015
Diferença entre rejeição Oobj e rejeição Sefaz
Visualizado 7591 vezes desde 01/06/2015
Qual a diferença entre os Menus: Não Recebidos e NF-e Recebidas?
Visualizado 1670 vezes desde 02/06/2015
Erro: Could not find datasource: java:comp/env/jdbc/oobjCentralDs - Como resolver?
Visualizado 2451 vezes desde 02/06/2015
Arquivos Inválidos no Monitor Oobj
Visualizado 1044 vezes desde 06/09/2017
Como cadastrar Chave de Ativação no Monitor Oobj?
Visualizado 743 vezes desde 10/01/2018
Ativar busca automática de XML na Sefaz
Visualizado 1542 vezes desde 12/01/2018
Ativar monitoramento de Conta de Email
Visualizado 562 vezes desde 12/01/2018
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.