Arquivo recebido com Status Arquivo: Hash Divergente

Problema

O arquivo Recebido pelo Recebe DF-e aparece no Painel com o Status Arquivo: Hash Divergente.

Esse Status é exibido quando o arquivo enviado pelo fornecedor apresenta o DigestValue diferente do DigestValue do arquivo autorizado pela Sefaz. O Campo DigestValue é um Hash gerado no momento da assinatura digital do arquivo de envio pelo software emissor do DF-e.

Digest Value do arquivo deve ser exatamente igual ao Digest Value encontrado no Portal Nacional ou Sefaz de Origem para que o mesmo seja considerado Válido. Isso garante que o arquivo enviado é exatamente o mesmo que foi enviado para a Sefaz. 

Exemplo:


Solução/Procedimento

Para certificar que o arquivo realmente não está correto, primeiro precisamos abrir o arquivo XML recebido.

1 - No Menu Recebimento de DF-e >> NF-e/NFC-e/CT-e Recebidos, localize o documento que apresenta o Status Hash Divergente. Para isso, recomendamos que use o filtro de pesquisa "Status Arquivo: Hash Divergente". Assim filtrará todos os documentos do período que desejar que possam estar com esse status:

2 -  Realizei o download do XML pelo Painel Oobj. Para isso, clique em Ações >> Download de XML.

3 - Será baixado arquivo compactado com extensão ZIP. Descompacte e abra o arquivo XML em algum editor de texto (sugerimos o NotePad  ) e verifique o conteúdo da tag <DigestValue> no final do arquivo.

Exemplo:

4 - Agora precisamos consultar o Portal Nacional (ou o site da Sefaz Autorizadora) para confirmar se o Digest Value do arquivo está igual ao da Sefaz.

Exemplo:

  • Informe a Chave de Acesso e código captcha e clique em "Continuar".

Na primeira aba, NF-e, é possível verificar o Digest Value da Sefaz.

Exemplo:

Caso o Digest Value seja diferente, realmente o arquivo é inválido. Isso acontece geralmente quando o arquivo é assinado novamente.

Se o arquivo é realmente inválido, é necessário solicitar ao emitente da NF-e (seu fornecedor) que lhe envie o arquivo correto.

Outra alternativa seria fazer o download do arquivo XML do Portal Nacional. Para isso será preciso ter o certificado digital instalado no navegador. Se escolher essa opção, pesquise pelo artigo: Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

 

Referência

Consultar NF-e - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaCompleta.aspx?tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.