Arquivo recebido com Status Sefaz: Consulta Rejeitada

Problema

O arquivo Recebido pelo Recebe DF-e aparece no Painel com o Status Sefaz: Consulta Rejeitada.

Exemplo:

Quando o status Sefaz é "Consulta Rejeitada", não quer dizer necessariamente que a NF-e em questão está rejeitada. Esse status é exibido quando a consulta que a nossa aplicação faz nos webservices da Sefaz é rejeitada (Consulta Rejeitada). Isso pode ocorrer por alguns motivos:

  • Consumo indevido: Isso ocorre quando são feitas várias consultas na Sefaz num pequeno intervalo de tempo. O limite é de 600 consultas a cada 5 minutos; 
  • Problemas no certificado digital utilizado na consulta;
  • O documento consultado não consta na base de dados da Sefaz consultada. 
  • Alguma falha ou indisponibilidade do webservice de consulta da Sefaz.
  • Documento recebido com data de emissão com mais de 6 meses de diferença da data atual de consulta.

 

Solução/Procedimento

Para contornar esse problema é possível realizar a Reconsulta manualmente destes documentos pelo painel seguindo os passos abaixo:

1 - No Menu Recebimento de DF-e >> DF-e Recebidos, localize o documento que apresenta o Status Consulta Rejeitada. Para isso, recomendamos que use o filtro de pesquisa "Status Documento na Sefaz: Consulta Rejeitada". Assim filtrará todos os documentos do período que desejar que possam estar com esse status.

Exemplo para consulta de uma NF-e:

2 - Localizado os documentos, selecione os que deseja Reconsultar ou não faça nenhuma seleção para que todos que foram listados em sua busca sejam Reconsultados:

3 - Clique em  Ações >> Reconsultar Sefaz.

 4 - Será exibida a mensagem:

Clique em Consultar novamente para fazer uma nova consulta e buscar o Status atualizado do documento.

Se ainda assim o Status não for corrigido, entre em contato com a equipe de suporte.

Observação:

A reconsulta automática que executa nas madrugadas (depois de 24 horas e depois de 7 dias) também pode conseguir fazer a consulta na Sefaz e atualizar o status do documento sem necessidade de intervenção do usuário.

 

Caso a Sefaz não permitia a consulta aos documentos com mais de 6 meses de emissão, o status permanecerá como Rejeitado. Veja o Artigo: Rejeição 526: Ano-Mês da Chave de Acesso com atraso superior a 6 meses em relação ao Ano-Mês atual - Como resolver? para saber mais sobre essa situação.

 

Referência

Sem Referências

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Configurar Certificado Digital A1 no Painel Oobj?
Visualizado 1148 vezes desde 19/05/2015
Como cadastrar de Empresas no Painel Oobj?
Visualizado 822 vezes desde 20/05/2015
Cadastro de Unidades no Painel Oobj
Visualizado 1076 vezes desde 20/05/2015
Arquivo recebido com o Status Arquivo: Layout Inesperado
Visualizado 860 vezes desde 22/05/2015
Como ativar contingência pelo Painel Oobj?
Visualizado 2685 vezes desde 27/05/2015
Como configurar o acionamento automático de contingência EPEC no Painel Oobj?
Visualizado 1257 vezes desde 27/05/2015
Como realizar Registro de Entrada Manual no Painel Oobj?
Visualizado 1188 vezes desde 27/05/2015
Diferença entre rejeição Oobj e rejeição Sefaz
Visualizado 4878 vezes desde 01/06/2015
Qual a diferença entre os Menus: Não Recebidos e NF-e Recebidas?
Visualizado 1118 vezes desde 02/06/2015
Erro: Could not find datasource: java:comp/env/jdbc/oobjCentralDs - Como resolver?
Visualizado 1613 vezes desde 02/06/2015
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.