Arquivo recebido com Status Sefaz: Consulta Rejeitada

Problema

O arquivo Recebido pelo Recebe DF-e aparece no Painel com o Status Sefaz: Consulta Rejeitada.

Exemplo:

Quando o status Sefaz é "Consulta Rejeitada", não quer dizer necessariamente que a NF-e em questão está rejeitada. Esse status é exibido quando a consulta que a nossa aplicação faz nos webservices da Sefaz é rejeitada (Consulta Rejeitada). Isso pode ocorrer por alguns motivos:

  • Consumo indevido: Isso ocorre quando são feitas várias consultas na Sefaz num pequeno intervalo de tempo. O limite é de 600 consultas a cada 5 minutos; 
  • Problemas no certificado digital utilizado na consulta;
  • O documento consultado não consta na base de dados da Sefaz consultada. 
  • Alguma falha ou indisponibilidade do webservice de consulta da Sefaz.
  • Documento recebido com data de emissão com mais de 6 meses de diferença da data atual de consulta.

 

Solução/Procedimento

Para contornar esse problema é possível realizar a Reconsulta manualmente destes documentos pelo painel seguindo os passos abaixo:

1 - No Menu Recebimento de DF-e >> DF-e Recebidos, localize o documento que apresenta o Status Consulta Rejeitada. Para isso, recomendamos que use o filtro de pesquisa "Status Documento na Sefaz: Consulta Rejeitada". Assim filtrará todos os documentos do período que desejar que possam estar com esse status.

Exemplo para consulta de uma NF-e:

2 - Localizado os documentos, selecione os que deseja Reconsultar ou não faça nenhuma seleção para que todos que foram listados em sua busca sejam Reconsultados:

3 - Clique em  Ações >> Reconsultar Sefaz.

 4 - Será exibida a mensagem:

Clique em Consultar novamente para fazer uma nova consulta e buscar o Status atualizado do documento.

Se ainda assim o Status não for corrigido, entre em contato com a equipe de suporte.

Observação:

A reconsulta automática que executa nas madrugadas (depois de 24 horas e depois de 7 dias) também pode conseguir fazer a consulta na Sefaz e atualizar o status do documento sem necessidade de intervenção do usuário.

 

Caso a Sefaz não permitia a consulta aos documentos com mais de 6 meses de emissão, o status permanecerá como Rejeitado. Veja o Artigo: Rejeição 526: Ano-Mês da Chave de Acesso com atraso superior a 6 meses em relação ao Ano-Mês atual - Como resolver? para saber mais sobre essa situação.

 

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