Como configurar o Motor de Serviços Oobj?

O Motor de Serviços é que realiza a Emissão de DF-e. Basicamente ele consome os arquivos da pasta de entrada, faz o processamento necessário: conversão de layouts, validação com schema vigente, assinatura digital e envia para Sefaz. Após conclusão do processamento na Sefaz é gerado o arquivo de retorno (resposta): Autorização, Rejeição ou Denegação na pasta de saída configurada. OBS: caso o arquivo seja invalidado ele não é enviado a Sefaz, mas é gerada um retorno informando o(s) campo(s) inválidos.

 

Procedimento

Por padrão as configurações são apontadas para o Banco e ActiveMQ local, caso seja necessário realizar algum ajuste, as configurações específicas do serviço estão todas definidas no diretório: ...\Oobj\Aplicativos\Oobj\oobj-motor\config

 

Banco de Dados

No Motor de Serviços, os arquivos  bd-config.xml e hibernate.properties são utilizados para realizar a configuração de conexão das Soluções da Oobj ao banco de dados onde as informações dos documentos e todo o histórico de processamento são armazenadas.

Para configurar um banco de dados diferente do padrão, é necessário alterar as informações: url/porta, usuário e senha como destacado na imagem abaixo:

Em seguida, configure o arquivo hibernate.properties. Neste arquivo, o principal ajuste é no dialeto e por padrão o utilizado é PostgreSQL e caso o ambiente utilize outro banco, basta comentar a linha do Postgres e descomentar a linha do banco utilizado:

Exemplo Oracle:

 

ActiveMQ

Nos casos de ambiente distribuído, para alterar os dados de acesso utilize o arquivo activemq.properties. Edite seu conteúdo para que fique da seguinte forma:

 

Módulos

As configurações específicas do serviço são todas definidas no arquivo config-motor.xml.

As funcionalidades do Oobj DF-e são dividas em módulos, que são totalmente independentes entre si (um não requer o outro).
Esse fato garante que o único "Motor de Serviços" ganhe diversos nomes, formas e comportamentos: Motor de Processamento, Motor de Impressão, Motor de Integração etc.

 Na realidade, a única coisa que caracteriza tais nomes é a ausência/presença de determinados módulos.

 Segue abaixo três principais módulos disponíveis no arquivo config-motor.xml do Oobj DF-e:

 

Modulo Internalizador

Módulo responsável por internalizar os arquivos de um determinado diretório (de entrada) para a fila de recepção, sem realizar qualquer transformação sobre seu conteúdo.

Exemplo das configurações:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<motor>
	<internalizador>
		<receptor tipo="pdes">
			<processador classe="br.com.oobj.me.internalizacao.EnfileiraProcessadorCallback">
				<!-- ATENCAO: configurar o valor da unidade com o CNPJ de uma unidade -->
				<arg name="unidade" value="07385111000102"/>
			</processador>
			<params>
				<param nome="DIRETORIO_TRABALHO" valor="C:/Oobj/Integracao/Emissao"/>
				<param nome="DIRETORIO_ENTRADA" valor="C:/Oobj/Integracao/Emissao/entrada"/>
				<param nome="CODIFICACAO" valor="UTF-8"/>
			</params>
		</receptor>
	</internalizador>
	...
</motor>

 

Parâmetros

DIRETORIO_ENTRADA: O caminho especificado será a pasta de entrada do motor de serviços, onde os arquivos de envio devem ser gerados pelo: ERP ou Extrator da Oobj caso utilizado.

DIRETORIO_TRABALHO: O caminho especificado será raiz das subpastas de trabalho: pendentes, processados, retornoCopia, embora estas possam ser explicitamente configuradas num caminho diferente, uma vez que todos os parâmetros do PDES estão disponíveis para configuração.

 

Modulo Entrega

Modulo que determina em que lugar o retorno gerado (no layout específico) será entregue:

<entrega>
		<filas>
			<fila nome="oobj_nfe_entrega" />
		</filas>
		<entregadores>
			<entregador classe="br.com.oobj.me.retorno.PastaEntregadorResposta">
				<codificacao>UTF-8</codificacao>
				<pastaSaida>C:/Oobj/Integracao/Emissao/retorno</pastaSaida>
			</entregador>
		</entregadores>
	</entrega>

pastaSaida: Pasta de saída, onde serão entregues os retornos do processamento do documento.

 

Modulo Impressão

Todas as informações do modulo de impressão estão detalhadas no artigo: Como configurar uma impressora para impressão automática na modalidade InHouse

Obs: Em ambientes distribuídos, onde o modulo de impressão é a parte do Motor de Serviços, devemos remover o modulo "impressao" do config-motor.xml.

 

Após as alterações, salve o arquivo alterado e reinicie o serviço Oobj DF-e - Motor de Serviços.

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.