Como configurar o Recebimento de DF-e no DF-e Client

Problema

Como configurar o Recebimento de DF-e no DF-e Client.

Solução/Procedimento

O Recebimento de DF-e através do DF-e Client é mais uma das soluções SAAS Oobj,  o acesso aos documentos recebidos estarão sempre disponíveis através do Monitor Oobj, mas também é possível obter os arquivos em pasta de forma automática através do DF-e Client.

O processo é simples e se estiver configurado irá acontecer de forma transparente e rápida, veja abaixo como funciona o fluxo de recebimento.

 

Fluxo de Recebimento de DF-e

 

Recebimento por e-mail

É uma das formas de recebimento de documento fiscal eletrônico, no Data Center existe uma aplicação que é capaz de monitorar uma conta de e-mail, assim, todos os e-mails recebidos que contiver como anexo um XML válido, será consumido e importado para o Data Center Oobj. Caso esteja configurado, uma cópia será disponibilizada para que o DF-e Client possa baixar e disponibilizar em pasta.

Recebimento diretamente na Sefaz

A aplicação SAAS possui um módulo que conecta na Sefaz de tempos em tempos para verificar se novos documentos foram recebidos no ambiente nacional da Sefaz, a cada ciclo de consulta esse módulo captura os documentos disponíveis e os importa para o Data Center Oobj, uma cópia do documento também pode ser disponibilizada para que o DF-e Client possa baixar e disponibilizar em pasta.

Armazenamento e disponibilização do XML

Sempre que é realizado um recebimento por e-mail ou através da Sefaz, a aplicação salva os dados internamente e é capaz de disponibilizar uma cópia do documento para que o DF-e Client possa realizar a captura.

Recebimento no DF-e Client

O DF-e Client estando configurado para fazer Recebimento de DF-e, monitora o Data Center Oobj, e sempre que um novo documento é disponibilizado, captura o arquivo XML e o entrega em pasta. 

Arquivamento em pasta

Essa é a etapa final do processo de recebimento via DF-e Client, nessa fase do processo todos os passos anteriores já foram executados e o DF-e irá salvar uma cópia do XML em pasta. É possível entregar os arquivos separando os arquivos XML's por CNPJ destinatário ou por data de recebimento.

 

Agora que sabemos como funciona todo o fluxo de Recebimento de XML SAAS com a integração via DF-e Client, vamos ao procedimento de configuração dessa funcionalidade.

 

1 - Localize o ícone do DF-e Client 

Na área de trabalho da máquina localize o ícone do DF-e Client e dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse.


 

2 - Ative a opção de recebimento

Assim que a interface do DF-e Client carregar, clique em Recebimento de DF-e para ativar o módulo. 

 

 

3 - Configure o diretório onde serão salvos os arquivos XML's

Após ativar o módulo na tela inicial do DF-e Client, é preciso indicar onde serão salvos os arquivos XML's dos documentos de entrada, para isso basta:

3.1 - Marque a opção desejada

  • Para salvar apenas o XML dos DF-e's maque a opção - Gravar XML Proc de DF-e's Recebidos
  • Escolha o diretório onde os arquivos serão salvos
    • Exemplo: C:\DFe-entrada\XML
  • Para salvar apenas o PDF dos DF-e's maque a opção - Gravar PDF de DF-e's Recebidos
  • Escolha o diretório onde os arquivos serão salvos 
    • Exemplo: C:\DFe-entrada\PDF

Finalizado a configuração do diretório, clique em Salvar para validar as alterações.

 

Pronto, agora DF-e vai disponibilizar todos os novos documentos recebidos, no diretório configurado.

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.