Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?

Problema

Como fazer o download do arquivo XML (procNFe ou procCTe) direto do Portal Nacional


Solução/Procedimento

O Download do DF-e no Portal Nacional da Sefaz pode ser realizar por qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha vínculo ou autorização para realizar o download do XML (Emitente, Destinatário, transportador, etc.)

Para a realizar o download de um DF-e (NF-e  ou CT-e) a partir do Portal Nacional da Sefaz, siga os passos:

1 - Instale o seu certificado digital no navegador de internet.

2 - Acesse o Portal Nacional da Sefaz:

3 - Acessando o primeiro endereço, vá em: Consultar NF-e Completa

  • Informe a chave de acesso e código captcha e clique em "Continuar".

5 - Ao carregar as informações da NF-e no Portal, localize o botão "Download do Documento*" e clique:

6 - Será solicitado em seguida o certificado digital instalado anteriormente no navegador de internet:

  • Caso a mensagem abaixo seja exibida, basta continuar clicando em "OK".

  • Selecione o seu certificado e clique em "OK".

A Sefaz permitirá o download do XML.

 

Referência

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

3,56 (9)
Avaliação do Artigo (9 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (9)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Lucas Guimarães - 02/09/2015 09:20:26
Existe alguma forma de baixar todas as notas do período de um mês? Ou criar algum tipo de rotina que baixe diariamente todas as notas?Obrigado
Comentado por Riabamar - 16/01/2017 06:38:48
..não consigo fazer download... sempre da erro 403 ... e não baixa nada...
Comentado por Mateus Neves - 16/01/2017 09:00:21
Riabamar, boa tarde! Nesse caso, trata-se de um problema no Portal da Sefaz. Tente contato com ela ou aguarde até que volte a funcionar a opção de download.
Comentado por Francisco Adamilto - 06/06/2017 13:25:09
gostaria de saber para resolver um problema que apareceu no meu sistema todas as vezes que vou importar a chave nfe aparece uma mensagem "DOWNLOAD NÃO EFETUADO" serviço paralisado sem previsão. isso e algum problema no meu computador ou no sistema, tem como resolver. obrigado
Comentado por Mateus Neves - 09/06/2017 05:52:44
Francisco Adamilto, bom dia! A mensagem "serviço paralisado sem previsão" representa um falha na Sefaz. Se essa situação persistir por muitas horas, deve-se entrar em contato com o Sefaz do seu Estado para saber qual o motivo do problema ou acionar o suporte do seu sistema para que eles confirmem se é apenas um problema na Sefaz. Se realmente for problema na Sefaz, não há saída a não ser aguardar.
Comentado por Tony Henrique - 07/07/2017 09:19:01
Como fazer isto via C#? O portal Nacional ou a SEFAZ poderiam disponibilizar um WebService para download da NF-e, pedindo como parâmetro a Chave da NF-e
Comentado por Mateus Neves - 10/07/2017 09:43:34
Tony Henrique, bom dia! Bom, não existe um serviço da Sefaz tão simples assim. Existem os WebServices de Distribuição, onde a Sefaz disponibiliza por um tempo, Eventos, NF-es, CT-es e outros documentos para os envolvidos na operação. Você encontrará a documentação necessária para implementar a comunicação com esse WebService entre os manuais e notas técnicas da Sefaz.
Comentado por Maurício Barreto - 31/10/2017 17:47:59
Sempre uso este recurso para as minha atividades, mas ultimamente não consigo fazer o download, depois de executar todo o procedimento... O download não inicia e está mensagem de erro é dada na janela do navegador "Não é possível aceder a este site A ligação foi reposta. Experimente: Verificar a ligação Verificar o proxy e a firewall Executar o Diagnóstico de rede do Windows ERR_CONNECTION_RESET" Observe que uso Chrome, Mozila e Internet Explorer e em todos a falha persiste, fiz a instalação de meu certificado em outra maquina, e tudo ocorreu muito bem, portanto percebo que o erro é no meu PC, é necessário formatar o PC, pois os navegadores já foram reinstalados e o erro persiste! Ou quais os programas que preciso instalar para corrigir este erro!
Comentado por Mateus Neves - 03/11/2017 09:56:49
Maurício Barreto, bom dia! Verifique as configurações de rede da sua máquina e veja se estão OK. Tente através do prompt de comando do windows executar os comandos: 1. " ipconfig /renew "; 2 - " ipconfig /release"; 3. "ipconfig flushdns", em seguida, limpe o cache do seu navegador e tente novamente.