Conheça 3 ferramentas gratuitas para comparar texto no Windows

Problema

Conheça 3 ferramentas para comparar texto no Windows


Solução/Procedimento

Existem várias formas de comparar textos, pequenos ou grandes, e para esse fim, mostraremos 3 ferramentas que podem ser usados no Windows na hora de encontrar as diferenças entre dois textos.

 

Notepad++


O Notepad++ é um editor de textos muito popular entre os desenvolvedores. Nele é possível instalar inúmeros Plugins, e entre eles está o Compare. Esse Plugin permite que você compare dois textos, conseguindo assim, identificar as diferenças entre eles.

Com o Notepad++ instalado no seu computador, abra-o e vá em as Menu Plugins >> Plugin Manager >> Show Plugin Manager, conforme imagem abaixo:

 

Em seguida, procure o Plugin Compare e clique em Install:

 

Aguarde a instalação concluir. Será exibida mensagem perguntando se deseja reiniciar o Notepad++ para que as mudanças sejam aplicadas de imediato. Clique em Sim para finalizar:

 

Agora, abra os dois arquivos que deseja comparar no Notepad++ e pressione no teclado o comando Alt + D. O resultado da comparação entre os seus dois arquivos será semelhante ao exemplo abaixo:

 

Caso os arquivos sejam iguais, será exibida a mensagem: Files Match.

Para desfazer a comparação, pressione no teclado o comando Ctrl + Alt + D.

Para textos muito grandes, não é comendável usar o Notepad++. Ele possivelmente vai travar. O Notepad++ é indicado para comparações rápidas de arquivos pequenos. As duas próximas ferramentas que lhe apresentaremos, são mais robustas e tem melhor performance quando o assunto é comprar grandes arquivos.

 

WinMerge


O WinMerge é uma ferramenta robusta e mais eficiente para a comparação de textos do que o Notepad++, já que essa é a sua função principal.

Com o WinMerge instalado no seu computador, abra-o e pressione no teclado o comando Ctrl + O. Em seguida, você deve escolher os arquivos que deseja comparar. Primeiro você deve escolher o arquivo que deve ficar a Esquerda da comparação e depois o arquivo que deve ficar a Direita da comparação, conforme exemplo abaixo:

 

Clique em OK para confirmar a sua escolha. As diferenças entre os arquivos estarão destacadas conforme o exemplo abaixo:

 

 

DiffMerge


O DiffMerge é uma ferramenta com poucos recursos, mas muito eficiente para a comparação de textos. Em questão de performance, essa ferramenta ganha do Notepad++, mas fica empatado com o WinMerge. O diferencial do DiffMerge, é a possibilidade de exibir apenas as diferenças entre os arquivos, o que aparentemente não é possível com o Notepad++ ou o WinMerge.

Com o DiffMerge instalado no seu computador, abra-o e pressione no teclado o comando Ctrl + O. Em seguida, você deve escolher os arquivos que deseja comparar. Primeiro você deve escolher o arquivo que deve ficar a Esquerda (Left File) da comparação e depois o arquivo que deve ficar a Direita (Right File) da comparação, conforme exemplo abaixo:

 

Clique em OK para confirmar a sua escolha. As diferenças entre os arquivos estarão destacadas conforme o exemplo abaixo:

 

Se você desejar visualizar apenas as diferenças, no rodapé da Ferramenta, clique na aba Reference View (File as Loaded):

 

IMPORTANTE

Quando for comparar listas grandes ou pequenas, como listas de produtos, contatos, códigos, etc., é muito importante que você organize-as em ordem crescente ou descrente. A comparação em todas essas três ferramentas é feita linha a linha, ou seja, a linha 1 do primeiro arquivo é comparada com a linha 1 do segundo arquivos e assim por diante.


Referência

3 (2)
Avaliação do Artigo (2 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Arquivo recebido com Status Arquivo: Hash Divergente
Visualizado 3878 vezes desde 24/04/2015
Falha na impressão automática - Invalid name of PrintService
Visualizado 1732 vezes desde 05/05/2015
Como validar um arquivo XML de MDF-e no validador disponibilizado pela Sefaz RS
Visualizado 5150 vezes desde 06/05/2015
Como validar XML no Validador de Mensagens (NF-e ou CT-e) da Sefaz RS?
Visualizado 25788 vezes desde 06/05/2015
Arquivo recebido com o Status Arquivo: Falha Estrutural
Visualizado 1712 vezes desde 07/05/2015
Como configurar a Variável de Ambiente JAVA_HOME Windows?
Visualizado 17595 vezes desde 11/05/2015
Como liberar FTP Passivo no Windows?
Visualizado 16151 vezes desde 11/05/2015
Falha na impressão automática - Printer is not accepting job
Visualizado 2057 vezes desde 20/05/2015
Licença Terminal Server - Conexão de Área de Trabalho Remota
Visualizado 54295 vezes desde 21/05/2015
Como adicionar um Usuário específico para iniciar um Serviço Oobj no Windows?
Visualizado 1920 vezes desde 26/05/2015
Comentários (1)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por maria do socorro vieira da silva ferreira - 21/04/2018 00:42:02
gostei, ótimo