Diferença entre rejeição Oobj e rejeição Sefaz
Problema
Quando um documento fiscal é rejeitado, há duas situações em que isso pode ocorrer, após ter sido enviado para a Sefaz, ou antes, durante a validação estrutural realizada pela Aplicação Oobj.
Solução/Procedimento
1 - Rejeição Sefaz:
Quando um documento é rejeitado pela Sefaz é devolvido / retornado um código (cStat) que possui 3 dígitos numéricos. Essas rejeições normalmente indicam que há falha nas informações da NF-e, que pode ser nos dados de identificação do documento, do emitente, do destinatário, produtos, impostos, transporte, exportação, entre outros motivos. Para essas rejeições, a Sefaz disponibiliza em seu Portal Nacional Manuais e Notas Técnicas que apresentam as validações para cada situação.
2 - Rejeição Oobj:
Quando um documento é rejeitado pela Aplicação Oobj é devolvido / retornado um código (cStat) de 4 dígitos numéricos. Essas rejeições normalmente indicam que há falha na estrutura do documento, que pode localizar-se em campos faltantes ou duplicados, valores preenchidos fora do padrão, por exemplo, informar o valor da NF-e usando vírgula "," para separar as casas decimais e não o ponto ".". Abaixo é possível verificar a lista das Rejeições Oobj:
5001 - DANFE(s) emitido(s) em contingência; 5003 - Falha de comunicação com módulo central; 5005 - Falha de comunicação com a SEFAZ em decorr_ncia de problemas na SEFAZ; 5010 - O tempo limite de processamento da SEFAZ foi excedido; 5011 - Rejeição: o lote foi rejeitado pela SEFAZ; 5012 - Rejeição: O ID do lote presente no nome do arquivo não corresponde ao informado no seu conteúdo; 5013 - Falha de comunicação: mensagem inválida ou corrompida; 5014 - Rejeição: falha na conversão do arquivo; 5017 - O usuário logado não tem acesso para esta filial; 5018 - Rejeição: a nota não pode ser cancelada pois não está autorizada; 5019 - Ocorreu uma falha ao aplicar a assinatura digital; 5020 - Substituição não permitida; 5021 - Envio de e-mail realizado com sucesso; 5022 - Versão do arquivo de cancelamento do CT-e enviado diferente da versão do CT-e a ser cancelado; 5050 - Certificado não encontrado para o CNPJ informado; 5200 - Evento não reconhecido; 5201 - Rejeição: numero máximo de inutilização ultrapassado; 5207 - Rejeição: CNPJ do emitente invalido; 5214 - Rejeição: o tamanho da mensagem excedeu o limite estabelecido; 5215 - Rejeição: arquivo com conteúdo inválido; 5216 - Rejeição: chave de acesso difere da cadastrada; 5224 - Rejeição: faixa inicial maior que final; 5240 - Rejeição: NF-e para o qual se deseja registrar o evento não está presente na base; 5241 - Rejeição: numero faixa utilizado; 5252 - Rejeição: ambiente diverge do ambiente da NFe; 5256 - Rejeição: NFe inutilizada faixa; 5760 - Rejeição: NFC-e com número não significativo para código de autorização de operação com cartão de crédito/débito; 5999 - Ocorreu um erro interno no sistema - reenvie o DFe ou entre em contato com o Suporte Técnico.
O histórico dessas rejeições Oobj pode ser verificada no Menu Ferramentas >> Arquivos Inválidos:
Referência
Sem referências.