Falha ao iniciar Serviço Oobj DF-e ActiveMQ após atualização do Java no Windows- Como resolver?

Problema

Falha ao iniciar Serviço Oobj DF-e ActiveMQ após atualização do Java no Windows - Como resolver?

 

Após atualização do Java, alguns Serviços Oobj podem apresentar falha na sua inicialização. O Oobj DF-e ActiveMQ, quando apresentar falha na sua inicialização, no Windows, será exibida a mensagem:

 

Nos logs (registros) do Serviço, haverá erro semelhante ao trecho abaixo:

STATUS | wrapper  | 2017/02/06 09:28:46 | Launching a JVM...
INFO   | jvm 4    | 2017/02/06 09:28:46 | Error: Registry key 'Software\JavaSoft\Java Runtime Environment'\CurrentVersion'
INFO   | jvm 4    | 2017/02/06 09:28:46 | has value '1.8', but '1.7' is required.
INFO   | jvm 4    | 2017/02/06 09:28:46 | Error: could not find java.dll
INFO   | jvm 4    | 2017/02/06 09:28:46 | Error: Could not find Java SE Runtime Environment.
ERROR  | wrapper  | 2017/02/06 09:28:46 | JVM exited while loading the application.

 

Esses registros ficam salvos no arquivo wrapper.log, localizado na pasta "D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\data\"

 
Antes de iniciar o procedimento veja o artigo 

 

Solução/Procedimento

Para corrigir o problema, há duas soluções:

Primeira solução:

Quando o Java é atualizado, normalmente as versões anteriores são removidas. A forma mais simples e rápida de corrigir esse problema é remover a nova versão instalada do Java e instalar a anterior, que foi removida. No caso apresentado, foi instalada a versão 8 do Java e removida a versão 7.

Se a versão 7 do Java não foi removida com sua atualização, então não há necessidade de reinstalar essa versão do Java. É preciso apenas remover a versão 8 do Java.

Feito esses procedimentos, tente inicializar o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ novamente.

 

Segunda solução:

Se for necessário manter a versão mais atual do Java instalado, precisaremos alterar uma configuração no Serviço Oobj DF-e ActiveMQ, para que as duas versões 7 e 8 possam ser mantidas no computador.

Primeiro, volte aos Serviços do Windows, e dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse sobre o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ para sabermos onde ele está instalado:

 

Veja na imagem acima, o caminho da pasta de instalação do Serviço destacada. Esse caminho pode variar. Esse caminho pode ser:

  • D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win32 ; ou
  • D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win64

 

Se a pasta de instalação do Serviço for a win32, será necessário usar  a versão 32 bits do Java;

Se a pasta de instalação do Serviço for a win64, será necessário usar a versão 64 bits do Java.

 

Antes de alterarmos a configuração, veja se o Java 7 ainda está instalado no seu Computador. Se não estiver, reinstale-o. Abaixo, segue os links para download:

 

Baixada e instalada a versão do Java que é compatível com o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ, vamos alterar a configuração do Serviço para especificar qual o Java deve ser utilizado:

1 - Vá até a pasta de instalação do Serviço, conforme identificado no passo anterior:

  • D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win32 ; ou
  • D:\oobj\Aplicativos\JMS-Server\ActiveMQ\bin\win64

 

E abra o arquivo wrapper.conf com um editor de texto (recomendamos o Notepad++).

 

2 - Dentro do arquivo, procure pelo parâmetro: wrapper.java.command=java . Você o encontrará nas primeiras linhas do arquivo. Altere o parâmetro conforme o exemplo abaixo:

  • Se for usar a versão 32 bits do Java:
wrapper.java.command=C:\Program Files (x86)\Java\jre7\bin\java

 

  • Se for usar a versão 64 bits do Java:
wrapper.java.command=C:\Program Files\Java\jre7\bin


3 - Veja um exemplo de como ficará após alterado o parâmetro:

 

4 - Feita a alteração, salve o arquivo wrapper.conf e tente iniciar o Serviço Oobj DF-e ActiveMQ.


Referência

Sem referências.

4 (3)
Avaliação do Artigo (3 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.