Integração API Rest

A integração Oobj via API Rest REST permite realizar o gerenciamento das empresas cadastradas com a gente e também realiza a emissão e recebimento de Documentos Fiscais Eletrônicos. Para utilizar esses serviços é necessário registrar o Aplicativo que irá utilizar a API na Conta  habilitada a gerenciar a(s) empresa(s)  do cliente ou parceiro.

Autenticação

A sua integração começa pelo Serviço de Autenticação. Apenas através dela, e do x-auth-token é possível utilizar os Serviços de Emissão, Recebimento e Gerenciamento de Empresas.

É necessário ter um Token (usuário) e um Secret (senha), que são fornecidos pelo Suporte Oobj para obter um x-auth-token, que representa sua sessão de trabalho temporária.

Há três Endpoints associados a esse serviço de Autenticação. São eles:

  • Criar Nova Sessão
  • Obter informações da Sessão
  • Atualiza o Token de acesso

 Após obter o x-auth-token, será possível realizar operações com a API Rest e utilizar os serviços disponibilizados.

 Acesse o artigo Autenticação na API Rest para ter mais detalhes sobre esses Endpoints.

 

Consulta Base de Conhecimento

  • Consultar na Base de Conhecimento da Oobj a respeito de rejeições na emissão de documentos;

 

Configuração de Contingência Automática

  • Configurar acionamento da contingência automática por Conta;
  • Configurar acionamento da contingência automática por CNPJ;
  • Configurar acionamento da contingência automática por UF;

 

Consultar MDF-e não encerrado.

  • Listar MDF-e não encerrados. 

  

Emissão de Documentos Fiscais

  • Autorização / Envio de DFes
  • Obter retorno da Sefaz
  • Download de PDF (Documento Auxiliar)
  • Obter XML Proc

 

Recebimento de Documentos Fiscais

  • Buscar último NSU consultado na Sefaz
  • Obter resumo dos DFes Recebidos utilizando NSU
  • Obter resumo dos DFes Recebidos utilizando Data de Emissão
  • Download do XML
  • Download de PDF (Documento Auxiliar)
  • Autorização / Envio de Manifesto
  • Obter retorno de um Manifesto
  • Consultar Eventos

 

Emissão de Eventos Fiscais

  • Autorização / Envio de Eventos Fiscais
  • Obter retorno da Sefaz
  • Download de PDF (para Carta de Correção)
  • Obter XML Proc

 

Inutilização de Numeração

  • Autorização / Envio de Inutilização
  • Obter retorno da Sefaz
  • Obter XML Proc

 

Importação e Conciliação de DFes

  • Importação de Documento Fiscal
  • Envio de Informações de Vendas do ERP / PDV para Conciliação / Conferência
  • Obter comparação entre Vendas do ERP / PDV e DFes Emitidos

 

Gerenciamento de Empresas

  • Consultar detalhes das empresas
  • Obter informações do Certificado Digital
  • Atualizar Certificado Digital A1

 

Manutenção de CSC (Código de Segurança do Contribuinte)

O primeiro passo para iniciar o uso da integração via API Rest é a Autenticação.

 

Relatórios

  • Listar os documentos emitidos
  • Listar os eventos dos DF-es
  • Listar as inutilizações emitidas
  • Listar os documentos Recebidos
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