Manual - NFS-e TXT ABRASF

A importação do registro das Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) para arquivos TXT foi feita para facilitar o intercâmbio de informações entre o nosso software Emissor de NFS-e e as prefeituras homologadas na solução. Por meio da importação é possível a conversão dos dados TXT, assinatura e posterior transmissão para a respectiva Secretaria de Finanças ou Fazenda do Município.

O TXT ABRASF é um layout que tenta agrupar todos os campos necessários para emissão da NFS-e, não apenas para municípios que utilizam o layout da ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais), mas também para outros municípios que utilizam outros layouts: Tiplan, DSF, Atende.net, Smarapd, Nota Imperial, SoftPlan, dentre outros.

Segue abaixo as especificações de como o arquivo TXT deve ser gerado: seu formato, conteúdo, regras e campos.

 

Formato do Arquivo

O arquivo texto deve ser codificado em UTF-8, considerando os casos em que se é utilizada acentuação gráfica em um campos. Caso o sistema de faturamento (ERP) utilize a API REST para realizar as chamadas não é obrigatório gerar o arquivo texto, apenas passar o conteúdo do mesmo no parâmetro do endpoint da API e tratar a resposta.

  

Conteúdo do Arquivo

No arquivo enviado deverá constar o registro de uma Nota Fiscal de Serviço a ser emitidas por um único emitente. Caso a empresa possua mais de um estabelecimento, cada um deles deverá gerar suas notas de serviços em arquivos separados.

O arquivo TXT segue uma estrutura hierárquica de GRUPOS, que são determinados por letras (GN01, GN02, GN03, ...) e a delimitação dos campos de cada grupo pelo caractere “|”, denominado pipe.

Cada GRUPO de informações deve ser gerado em uma linha com uma quebra de linha ao final da mesma. O caractere de final de linha é referido como LF (Line feed, '\n', 0x0A, 10 em decimal) ou CR (Carriage return, '\r', 0x0D, 13 em decimal).

 

Expressões e regras

O modelo utilizado seguirá o mesmo padrão que o modelo TXT-SP para NF-e, facilitando o entendimento e integrações, visto que muitas empresas estarão emitindo tanto NF-e como NFS-e.

Alguns conceitos utilizados:

  • [ 0 a N ] { ... } : Expressão indicando que todo o conteúdo entre chaves ( “{“ e “}” ) pode ser inserido 0 (ou seja, nenhuma vez) ou mais vezes.
  • [ 0 a 1 ] { ... } : Expressão indicando que todo o conteúdo entre chaves ( “{“ e “}” ) pode ser inserido 0 (ou seja, nenhuma vez) ou 1 vez.
  • [ 1 a 990 ] { ... } : Expressão indicando que todo o conteúdo entre chaves ( “{“ e “}” ) pode ser adicionado até um limite de 990, mas deve ser inserido pelo menos 1 vez.
  • Cadeias hierárquicas de chaves “{“ “}”: Sempre deve-se seguir a precedência das chaves.

Vários municípios têm definido Data/Hora em diversos formatos. Por padrão, será usado sempre o formato ISO 8601 utilizado também no ABRASF.

  • Campo Data/Hora: yyyy-MM-ddTHH:mm:ss
  • Campo Data: yyyy-MM-dd

Para campos no formato Valor o separador de decimal será o ponto. Exemplo: 100.00

 

Preenchimento Detalhado dos Campos

Confira o resumo e todos os detalhes dos campos do TXT ABRASF: NFS-e TXT ABRASF - Preenchimento Detalhado dos Campos 

 

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
NFS-e TXT ABRASF - Preenchimento Detalhado dos Campos
Visualizado 1309 vezes desde 21/12/2018
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.