Webinar Fundo de Combate à Pobreza (FCP) - Oobj e Systax

Qual a diferença entre Consumidor Final e Consumidor Normal?

Problema

Qual a diferença entre Consumidor Final e Consumidor Normal?


Solução/Procedimento

Identificar o Tipo de Consumidor é obrigatório tanto na NF-e quanto na NFC-e. Essa informação é preenchida na tag indFinal, e Indica se a operação ocorre ou não com Consumidor final.

  • Se a Operação ocorrer com Consumidor Final, na tag deve-se informar o valor: 1 ;
  • Se a Operação ocorrer com Consumidor Normal, na tag deve-se informar o valor: 0 .

 

Mas qual a diferença entre essas duas opções?

O Consumidor Final, pode ser uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, apresentada como Destinatária da NF-e ou NFC-e, que está adquirindo um produto / mercadoria para seu uso, normalmente, produtos em seu estado final de comercialização, como um celular, um notebook, uma mesa, cadeira, televisão, etc.

 

Já o Consumidor Normal, que também pode ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, é um tipo de identificação permitida apenas para NF-e, e que normalmente o Destinatário é informado como Contribuinte de ICMS. Nessa operação, o produto / mercadoria comercializada, está sendo adquirida para compor a fabricação de um novo produto, para ser modificada, ou revendida. Nesse caso, o Destinatário dessa NF-e não é Consumidor Final porque ele não o está comprando para uso próprio, mas sim para tratá-lo e vendê-lo a outra Pessoa.

 

No Manual de Orientação ao Contribuinte, disponibiliza pela Sefaz é possível verificar como deve-se realizar o preenchimento do campo na página 177.


Referência

 

4 (2)
Avaliação do Artigo (2 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (3)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Fabiana - 15/03/2018 11:16:14
Bom dia, comprei em um supermercado, coloquei meu CPF na nota, mas no Consumidor Final ficou o nome e endereço de outra pessoa, ao lado do meu CPF impresso. Isso está correto? Afinal, apesar de meu CPF estar na nota, o consumidor final é outra pessoa...
Comentado por Affonso Marcate Assunção - 19/04/2018 14:59:04
33. No Espírito Santo é permitida a emissão da NF-e com CFOP 5929 para acobertar vendas feitas com NFC-e? Sim, poderá ser emitida a NF-e modelo 55 com CFOP 5929 referenciando-se todas as NFC- lançadas anteriormente nas vendas a consumidor final.
Comentado por Mateus Neves - 20/04/2018 09:27:09
Affonso, bom dia! Sim, a Sefaz do Espírito Santo aceita o CFOP 5929 em uma NF-e que referencia uma NFC-e.