Rejeição 210: IE do destinatário inválida - Como resolver?

Rejeição

210 - IE do destinatário inválida 

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e e a Inscrição Estadual do destinatário (IE) for inválida, será retornado a rejeição "210 - IE do destinatário inválida".

Os erros podem estar associados ao tamanho do código da IE que deve ser entre 2 e 14 caracteres numéricos, posicionamento errado de alguns números ou o dígito verificador incorreto.

 

Exemplo hipotético:

Na emissão de uma NF-e cujo destinatário possui a IE "0123456789", o sistema ERP, ao gerar o documento pode suprimir o zero (0) à esquerda, e na Sefaz a IE do destinatário chega com o valor "123456789", inválido. Outra situação seria a inversão de números da IE, no caso onde a IE correta seria o valor "0123456789", mas no documento enviado a Sefaz a IE está com o valor "01234567 98".

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Deve-se verificar a Inscrição Estadual informada para o destinatário.

Se o código da IE iniciar com o número zero (0) e for observado que este foi suprimido, deve-se entrar em contato com o suporte do ERP para verificar o problema.

Outra alternativa é consultar a IE informada no site do SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes (CCC) para confirmar se é válida. Para saber como consultar uma Inscrição Estadual acesse um dos artigos abaixo:

 

Corrigido a IE do Destinatário, basta reenviar a NF-e a partir do seu Software Emissor.

 

Referência

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Comentários (4)
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Comentado por Vinicius Paixão A Pereira - 15/01/2019 08:36:26
texto muito bem elaborado ...
Comentado por Marcos Vieira - 18/01/2019 09:40:41
Olá, Vinicius! Muito obrigado pelo feedback!
Comentado por Dirceu Morais - 07/01/2021 10:55:16
Muito bom a ajuda. Agora tem outro problema com a rejeição 210. O cliente (destinatário, uf: GO) não está habilitado para OPERAÇÕES COM NF-E, porém a inscrição dele esta correta e a sefaz me retorna dizendo que inscrição está errada. Consultei no SINTEGRA e o cliente esta ativo. Como posso emitir a nota fiscal para ele?
Comentado por Isabel Cavalcanti - 03/02/2021 15:14:29
Boa Tarde Dirceu Morais! Neste caso, aconselhamos que informe o destinatário e solicite que ele entre em contato com a Sefaz para obter mais informações sobre o motivo da divergência das informações entre Sintegra e Sefaz.