Rejeição 221: Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário - Como resolver?

Rejeição

221 - Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário.

 

Causa

Quando o destinatário da NF-e confirmar o recebimento do documento (através do Evento de Manifestação Destinatário: Confirmação da Operação) e o emitente realizar o registro de um Evento de Cancelamento, este será rejeitado pelo motivo "221 - Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário".

Exemplo: 

Foi emitida uma NF-e e logo que recebida pelo Destinatário, teve a Confirmação Recebida. Nessa situação, se o emitente tentar realizar o Cancelamento da NF-e, o Evento será rejeitado pelo motivo 221.

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Deve-se entrar em contato com o Destinatário da NF-e e solicitar que registre outro Evento de Manifestação, Operação não Realizada ou Desconhecimento da Operação sobre a NF-e que ele Confirmou e que você deseja Cancelar. Com qualquer um desses eventos homologados após a Confirmação da Operação, a NF-e poderá ser Cancelada.

Como pode-se ver na regra de validação da Sefaz, cada Evento de Manifestação pode ser registrado uma única vez e apenas o último permanece vigente.

 

Referência

4,75 (8)
Avaliação do Artigo (8 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (3)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por eduardo - 20/12/2017 14:01:54
ajudou aqui vlw
Comentado por Tamiris Souza - 15/01/2019 13:08:26
Olá! Eu segui as orientações fornecidas aqui, mas até agora não consegui cancelar a Nf-e. Como devo proceder?
Comentado por Marcos Vieira - 18/01/2019 09:44:18
Tamiris, bom dia! Provavelmente a Sefaz ainda não identificou o evento do destinatário. Recomendo que nesses casos aguarde alguns minutos e tente novamente até conseguir. Caso o problema persista, entre em contato com a Sefaz para tentar identificar o que está ocorrendo.