Rejeição 233: IE do destinatário não cadastrada - Como resolver?

Rejeição

233 - IE do destinatário não cadastrada

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e e a Inscrição Estadual do Destinatário (Campo: dest / IE - ID: E17) for válida e não estiver cadastrada na Sefaz Estadual, será retornando a rejeição "233 - IE do destinatário não cadastrada".

Exemplo:

Foi emitida uma NF-e e a IE do destinatário foi preenchida com o valor "0188316728". Ainda não cadastrada na Sefaz Estadual. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 230.

Veja regra de validação da Sefaz:

Esses casos são comuns em empresas / unidades recém criadas, onde todo o processo de cadastramento na Sefaz ainda não foi concluído.

 

Como Resolver

Nessa situação, o emitente nada pode fazer para corrigir a situação cadastral da Inscrição Estadual do destinatário da NF-e. Deve-se orientar o cliente a entrar em contato com a Sefaz do Estado para averiguação do processo cadastral da IE.

Para confirmar se a Inscrição Estadual consta no cadastro da Sefaz, como "Habilitada" ou "Não Habilitada", consulte o SINTEGRA  ou o Cadastro Centralizado de Contribuintes . Para saber como realizar essa consulta, veja os artigos:

Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?  

Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?  

 

Corrigido o problema, basta reenviar a NF-e para processamento.

 

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Comentários (4)
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Comentado por Rodrigo - 19/01/2017 05:42:29
no meu caso o cliente tinha inscrição estadual em RS e em SC porem no sefaz estava cadastrado endereço de SC e por isso apresentava erro, após corrigido o endereço passou a funcionar.
Comentado por Rodrigo - 19/01/2017 05:43:58
No meu Caso o Cliente tinha IE em dois estados porem o endereço era de outro estava, corrigido para o endereço da Sefaz.
Comentado por Jonas - 23/02/2018 11:09:15
E quando Você é de Minas e o seu IE é gerado automaticamente quando se é MEI mas mesmo assim essa mensagem de erro aparece, já verifiquei no SINTEGRA e estou habilitado.
Comentado por Mateus Neves - 23/02/2018 15:28:37
Jonas, boa tarde! Se o seu cadastro é recente, pode levar algumas horas para que sua IE seja ativada. Caso já tenha de passado mais de 24 hrs, recomendo que entre em contato com a Secretaria da Fazenda do seu Estado.