Rejeição 441: Descrição do pagamento obrigatória para meio de pagamento 99- outros - Como resolver?

Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65) e no Tipo de Pagamento (Campo: tPag - ID: YA02) informado o tipo de pagamento igual a 99 (outros) e não preenchido a descrição do meio de pagamento (Campo: xPag - ID: YA02a), haverá a rejeição pelo motivo - 441: Descrição do pagamento obrigatória para meio de pagamento 99- outros .

 

Exceções e Observações

Não há exceções à regra.

Entrará em Vigor:

  • Homologação: 03/05/2021
  • Produção: 01/09/2021

 

Regra de Validação da Sefaz

 

 

Exemplo

Foi emitida uma NF-e com a forma de pagamento sendo informado "Outros" (tpag = 99) e não foi passada a descrição do meio de pagamento. Nessa situação a NF-e será rejeitada pelo motivo 441.

Trecho de XML:

[...]

</vol>
</transp>
<pag>
	<detPag>
		<indPag>1</indPag>
		<tPag>99</tPag>
		<vPag>778.95</vPag>
	</detPag>
</pag>
<infAdic>
	<infCpl>Pedido: 587425 - S/Pedido: 587426</infCpl>
</infAdic>

[...]

 

Como resolver?

Para resolver é bem simples, após confirmar se o meio de pagamento é realmente 99, deve ser preenchida a informação de qual foi o meio de pagamento utilizado (xPag). Veja a seguir o exemplo corrigido:

Trecho de XML que deverá ser alterado:

 

</vol>
</transp>
<pag>
	<detPag>
		<indPag>1</indPag>
		<tPag>99</tPag>
		
		<!-- Adicionado o meio de pagamento utilizado -->
		<xPag>Carnê de Pagamento Digital</xpag>
		<vPag>778.95</vPag>
	</detPag>
</pag>
<infAdic>
	<infCpl>Pedido: 587425 - S/Pedido: 587426</infCpl>
</infAdic>

[...]

 

 

Após a correção da NF-e/NFC-e, faça o reenvio do documento.

 

Importante: Na nota técnica 2020.006 foram adicionados novas formas de pagamento. Verifique a forma de pagamento do documento correta.

 

 

Referências

4,88 (8)
Avaliação do Artigo (8 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (2)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por NEUSA MARIA PELEGRINI AGULHARI - 06/09/2021 14:54:55
PORQUE QUANDO COLOCO PAGAMENTO COM CARTAO , DA UM ERRO DE ID NÃO EXISTENTE
Comentado por Isabel Cavalcanti - 06/09/2021 17:39:35
Olá Neusa Maria Pelegrini Agulhari, neste caso é interessante verificar como o seu sistema está enviando a informação no documento. Sugerimos contatar o suporte do sistema que utiliza, para que possam validar se o sistema está passando o número correto, referente à cartão.