Rejeição 482: Código do Município do Destinatário diverge do cadastrado na UF - Como resolver?

Rejeição

482 - Código do Município do Destinatário diverge do cadastrado na UF

 

Causa

Quando for emitida uma NF-e e o Código do Município (cMun) do Destinatário informado no endereço deste na emissão da NF-e for diferente do Código do Município que consta no Cadastro do Contribuinte para o mesmo Destinatário, será retornado a rejeição "482 - Código do Município do Destinatário diverge do cadastrado na UF".

 

Exemplo hipotético:

Foi emitida uma NF-e para destinatário com endereço cadastrado na Cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, porém na emissão da NF-e foi informado o Código do Município de Sapiranga, também no Rio Grande do Sul.

  • No XML: O campo associado a validação é o <cMun>, dentro do grupo <dest>
<dest>
	<CNPJ>99999999000191</CNPJ>
	<xNome>NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
	<enderDest>
		<xLgr>PROF ALGACYR MUNHOZ MADER</xLgr>
		<nro>2800</nro>
		<xBairro>CIC</xBairro>
		<cMun>4319901</cMun>
		<xMun>Sapiranga</xMun>
		<UF>RS</UF>
		<CEP>81310020</CEP>
		<cPais>1058</cPais>
		<xPais>BRASIL</xPais>
	</enderDest>
	<indIEDest>1</indIEDest>
	<IE>0123456789</IE>
</dest>

 

  • No TXT-SP:

E|NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL|1|0123456789||||
E02|99999999000191|
E05|PROF ALGACYR MUNHOZ MADER|2800||CIC|4319901|Sapiranga|RS|81310020|1058|BRASIL|| 

 

Veja regra de validação da Sefaz:

 

Como Resolver

Deve-se consulta o CNPJ ou IE do destinatário no SINTEGRA   ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes e confirmar qual Cidade consta no Cadastro do Contribuinte, em seguida, sabendo o nome do Município do Destinatário, basta consultar no site do IBGE, no endereço a seguir:

ou pesquisar na tabela abaixo:

 

Identificado o Código do Município do Destinatário, basta corrigir a informação no cadastro desde, dentro do seu Sistema Emissor. No exemplo, a cidade de cadastro do destinatário é Porto Alegre, que tem o Código igual a "4314902".

Feita a correção, basta reenviar a NF-e a partir do seu Sistema Emissor.

 

Referência

4 (2)
Avaliação do Artigo (2 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (8)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Ana Madeira - 11/01/2016 10:18:40
Fiz todo o procedimento e ta tudo correto, porem continua dando o mesmo erro. O que devo fazer????
Comentado por Mateus Neves - 11/01/2016 10:31:39
Ana Madeira, boa tarde! Tenha certeza que realizou todas as consultas necessárias para confirmar a Cidade onde o Destinatário encontra-se cadastrado. Se confirmou todas as informações e o problema persiste, talvez o seu sistema continue a enviar a NF-e para processamento com as informações incorretas, ou na Sefaz pode estar havendo algum erro. Tente contato primeiro com o suporte do seu sistema para verificar se as informações foram realmente atualizadas, se foram, resta entrar em contato com a Sefaz para saber porque o erro continua a ser exibido, mesmo quando as informações já foram corrigidas.
Comentado por Ana Madeira - 11/01/2016 10:44:06
Olá Mateus, sim, esta tudo correto e no SEFAZ não tem suporte....ninguem sabe informar o motivo
Comentado por Mateus Neves - 11/01/2016 10:51:29
Ana Madeiro, se possível, adicione o trecho do XML correspondente ao dados do destinatário (tag: dest) para que eu consiga lhe orientar melhor.
Comentado por Ana Madeira - 12/01/2016 02:41:17
Mateus, bom dia! Consegui identificar o "erro". O cliente para o qual estava a emitir a DANFE tem tres INSCRIÇÃO ESTADUAL dentro do meu Estado (RS), estava cadastrada a Inscrição de um cidade, sendo que o cadastro do cliente era de outra. Obrigada pela atenção! Abraços
Comentado por Mateus Neves - 12/01/2016 03:21:18
Ana Madeira, bom dia! Fico feliz em ter conseguido ajudá-la.
Comentado por Carine - 14/11/2018 15:02:54
Site com ótimo conteúdo. Informações precisas que auxiliam na execução dos procedimentos de emissão de nota fiscal. Obrigada.
Comentado por Marcos Vieira - 19/11/2018 08:09:12
Olá Carine, obrigado pelo feedback!