Rejeição 611: Existe MDF-e não encerrado para esta placa, tipo de emitente e UF descarregamento - Como resolver?

Rejeição

611 - Existe MDF-e não encerrado para esta placa, tipo de emitente e UF descarregamento

 

Causa

Quando for emitido MDF-e e já existir outro MDF-e autorizado e ainda não Encerrado, com o mesmo CNPJ Base do emitente, a mesma placa de veículo, o mesmo Tipo de Emitente e a mesma UF de Descarregamento, será retornado a rejeição "611 - Existe MDF-e não encerrado para esta placa, tipo de emitente e UF descarregamento".

 

Exemplo hipotético:

Foi emitido um MDF-e de número 1, por Emitente Prestador de Serviço de Transporte (tpEmit = 1) com Veículo informado de placa ABC-1234 e UF de Descarregamento em Goiás (UFFim = GO) com data de emissão igual a 10/02/2016. No dia seguinte, foi emitido um novo MDF-e, de número 2, para o mesmo veículo que também descarregará em Goiás, porém o MDF-e de número 1 não foi Encerrado. Nessa situação, o MDF-e será rejeitado pelo motivo 611.

 

Veja a regra de validação da Sefaz:

 

ATENÇÃO!!!

Cada vez que a empresa ultrapassar a cota de 5 rejeições desta natureza, terá aplicada a punição pelo período de uma hora a partir da sexta rejeição.

O sistema de autorização irá suprimir esse complemento indicativo de chave e protocolo na mensagem de retorno para o CNPJ que receber mais de 5 rejeições de um destes tipos (462,610,611,686) dentro do intervalo de uma hora.

 

Como Resolver

A Sefaz informará qual a Chave de Acesso do MDF-e que está bloqueado a emissão de um novo MDF-e. Você deve verificar se todas as informações que impedem a emissão desse novo MDF-e estão corretas.

Verifique as seguintes informações:

  • CNPJ base do emitente;
  • Número da Placa do Veículo informado;
  • Tipo do Emitente;
  • UF de Descarregamento.

Essas informações não devem estar iguais a nenhum outro MDF-e ainda autorizado e não Encerrado.

Se todos os dados acima estão corretos, não há outra solução. Você deve, obrigatoriamente encerrar o MDF-e que está bloqueado a emissão desse novo para prosseguir.

Se você é cliente Oobj, pode realizar o Encerramento do seu MDF-e anterior pelo Painel Oobj. Veja como realizar o Encerramento no artigo abaixo:

 

A Sefaz dá orientações sobre como proceder com a emissão dos MDF-es em casos de Inclusão de Mercadoria durante o percurso, Consolidação e/ou Baldeação de cargas e Coleta em vários municípios. Nos artigos abaixo, você pode ter acesso a essas orientações divulgadas pela Sefaz na Cartilha Nacional sobre MDF-e.

 

Feito as correções no MDF-e ou Encerrado o anterior, basta reenviar o documento a partir do seu Software Emissor.

 

Referência

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (4)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Junior Grigorio - 02/06/2017 16:36:41
Boa noite, estou com o erro acima mencionado porem existe 3 computadores que emitem o MDF e nenhum dos 3 esta faltando nenhum MDF para encerrar, como resolver esse problema ?
Comentado por Mateus Neves - 09/06/2017 07:19:44
Junior Grigorio, bom dia! O site da Sefaz permite que você verifique todos os MDF-es ainda não encerrados, no link a seguir: https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br/SiteSSL/ConsultaNaoEncerrados
Comentado por Talita - 27/11/2017 17:15:03
Ola boa tarde, Toda vez que eu emito um MDF-E quando o serviço for finalizado eu preciso encerrrar o documento? Isso é obrigatorio?
Comentado por Mateus Neves - 28/11/2017 08:37:21
Talita, bom dia! Sim, é obrigatório o encerramento. Caso não o faça dentro do prazo estabelecido pela Sefaz, você pode até ter sua emissão bloqueada até que seja feito o encerramento dos MDF-es pendentes.