Rejeição 690: Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e - Como resolver?

Rejeição

690 - Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e.

 

Causa

Uma NF-e pode estar referenciada em diferentes CT-es ou MDF-es, nos Grupos de Documentos referenciados deste modelos. Quando uma NF-e está vinculada a um CT-e ou MDF-e, esta não poderá ser Cancelada. Caso o emitente da NF-e tente registar um Evento de Cancelamento, quando há um vinculo desta com um CT-e ou MDF-e a Sefaz retornará a rejeição "690 - Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e".

 

Exemplo hipotético:

Foi emitido um Evento de Cancelamento para uma NF-e vinculada a um CT-e. Nessa situação, o Evento de Cancelamento será rejeitado pelo motivo 690.

  • Na Sefaz:

 

Veja a regra de validação da Sefaz:
 

 

Como Resolver

Para que a NF-e possa ser Cancelada, o emitente do CT-e ou MDF-e deve Cancelar o seu Documento Fiscal que está referenciando a NF-e. A partir do momento que o CT-e ou MDF-e forem Cancelados, a NF-e poderá também ser Cancelada.

  • Na Sefaz:

 

Referência

4,89 (9)
Avaliação do Artigo (9 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários (4)
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Comentado por Reinaldo F Silva - 28/03/2017 08:32:10
Quando no caso de erro 690 ; ...Como Resolver Para que a NF-e possa ser Cancelada, o emitente do CT-e ou MDF-e deve Cancelar o seu Documento Fiscal que está referenciando a NF-e. A partir do momento que o CT-e ou MDF-e forem Cancelados, a NF-e poderá também ser Cancelada. PELO QUE ENTENDI, o emitente da NOTA FISCAL de origem é que deverá CANCELAR a NOTA EMITIDA para que o DESTINATÁRIO em seguida poderá cancelar a NOTA DE DEVOLUÇÃO. MAS, aí entra a questão do EMITENTE não poder CANCELAR A NOTA INICIAL, devido ao fato de ter ULTRAPASSADO as 72;00 HORAS, neste caso, o que deverá ser feito? POR FAVOR, ME RETORNA UMA RESPOSTA DE URGÊNCIA.
Comentado por Mateus Neves - 28/03/2017 10:25:54
Reinaldo F Silva, boa tarde! Fiquei um pouco confuso com o seu problema. Não conheço nenhuma validação que exija que você cancele sua NF-e (com finalidade Normal) para realizar o Cancelamento de uma NF-e (finalidade de Devolução). 1 - Você não deve cancelar uma NF-e que entrou em circulação e caso haja necessidade devolver a mercadoria, é emitida uma NF-e de Devolução, pelo próprio emitente da NF-e de venda ou pelo Destinatário, a depender da situação. 2 - Se você perdeu o prazo para o cancelamento, a depender do seu Estado de Origem, talvez seja possível o cancelamento extemporâneo, consulte o site da Sefaz do seu Estado e veja se existe esse serviço disponível.
Comentado por jefferson cezar pereria - 26/09/2017 16:28:32
Boa tarde estou com problemas (Para que a NF-e possa ser Cancelada, o emitente do CT-e ou MDF-e deve Cancelar o seu Documento Fiscal que está referenciando a NF-e. A partir do momento que o CT-e ou MDF-e forem Cancelados, a NF-e poderá também ser Cancelada.) No caso como faço para cancelar a CT-e ? Para que eu possa cancelar a NOTA FISCAL . ESSE EMITENTE CT-e SOU EU O EMISSOR DA NOTA FISCAL? gRATO PELA ATENÇÃO
Comentado por Mateus Neves - 28/09/2017 10:52:03
jefferson cezar pereria, bom dia! Não entendi se você é ou não o emitente do CT-e. Se for, você deve realizar o cancelamento do mesmo pelo seu Software Emissor, para isso, entre em contato com o suporte do seu ERP. Caso você não seja o emitente do CT-e, você precisa solicitar que o emitente faça o cancelamento desse documento. Entre em contato com o mesmo e solicite o cancelamento.