Rejeição 692: Existe EPEC registrado para esta Série e Numero - Como resolver?

Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) em contingência e na Sefaz já existir um EPEC registrado com o mesmo numero, série, modelo, CNPJ Emitente e UF, haverá a rejeição 692 - Existe EPEC registrado para esta Série e Numero.

 

Exceções e Observações

Para essa Regra de Validação não há exceções. A Sefaz valida se já há EPEC registrado para o documento enviado, caso já tenha registro, a mesma retornará a rejeição 692.

 

Regra de Validação da Sefaz

 

Exemplos

1 - Ao realizar o envio de uma NF-e em EPEC, antes que a Sefaz devolva o retorno do documento é reenviado a mesma NF-e, mas com o cNF (Código Numérico) diferente do cNF do primeiro envio. O Código Numérico da NF-e é parte integrante da Chave de Acesso, logo haverá diferença da Chave de Aceso do primeiro e do segundo envio, assim será retornado rejeição.

2 - Foi emitida uma NF-e em contingência EPEC no ano de 2017 com a numeração 1 e série 0. No ano seguinte a mesma numeração e série foram usadas para a emissão de uma nova NF-e em EPEC. Como o Ano é parte integrante a Chave de Acesso, haverá diferença e será retornado rejeição.

Obs: Nesse segundo caso, a Sefaz não está permitindo que você reinicie sua sequência numérica a cada ano. A reinicialização da sequência numérica das NF-es é aceita na maioria das Sefaz, mas algumas não permitem.

 

Como resolver?

Considerando o primeiro exemplo, é necessário que acione o suporte do seu sistema emissor de NF-es para uma análise do problema. Na Aplicação Oobj, existem melhorias para evitar tais situações. No segundo caso, nada pode-se fazer, deve-se emitir a NF-e que foi rejeitada com outra numeração, ainda não utilizada no ano corrente ou em anteriores.

Atenção: Esse problema costuma ocorrer com frequência em clientes que optam por utilizar uma mesma numeração tanto para emissão normal quanto para Contingência. Devemos observar que a Sefaz recomenda a utilização de numerações distintas. Isso pode acarretar num outro problema que é a existência de EPECs pendentes de Conciliação. Para entender melhor esse problema e evitar que isso ocorra, leia o artigo: EPEC bloqueado por Pendência de Conciliação 

 

Referências

Nota Técnica 2014.001 - v1.10 - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=1m6MlHgr744=

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.