Rejeição 936: Razão Social do emitente diverge do informado no cadastro da SEFAZ - Como resolver?

Quando for emitida uma NFe (modelo 55) ou NFCe modelo (65) e informado a razão social do emitente (Campo: xNome) divergente do cadastro na Sefaz, haverá  a rejeição pelo motivo 936 - Razão Social do emitente diverge do informado no cadastro da SEFAZ.

 

 
Atenção!!

A RV 936 foi descontinuada de acordo com a Nota Técnica 2019.001 - v 20

 

Exceções e Observações

Para essa Regra de Validação, não há exceções. 

Algumas observações importantes que devem ser ressaltadas:

  • Regra de validação opcional, a critério da UF;
  • A razão social pode estar diferente nos ambiente de produção e homologação;
  • A regra também valida acentos e caracteres especiais.

 

Regra de Validação da Sefaz

 

Exemplo

No exemplo abaixo, foi emitido uma NF-e com razão social "E-Sales Solucoes Oobj", porém no Cadastro Centralizado de Contribuintes e Sintegra a razão social é "E SALES SOLUCOES DE INTEGRACAO LTDA". Nessa situação a NF-e foi rejeitada pelo motivo 936.

Trecho de XML:

<emit>
	<CNPJ>07385111000102</CNPJ>
	<!-- Razão Social ou Nome do emitente -->
	<xNome>E-Sales Solucoes Oobj</xNome>
	<enderEmit>
		<xLgr>PROF ALGACYR MUNHOZ MADER</xLgr>
		<nro>2800</nro>
		<xBairro>CIC</xBairro>
		<cMun>4314902</cMun>
		<xMun>Porto Alegre</xMun>
		<UF>RS</UF>
		<CEP>81310020</CEP>
		<cPais>1058</cPais>
		<xPais>BRASIL</xPais>
		<fone>4121098000</fone>
	</enderEmit>
	<IE>0963233556</IE>
	<CRT>3</CRT>
</emit>

 

Como resolver?

Nessa situação devemos ajustar a razão social (Campo: xNome) conforme cadastro na Sefaz. 

Para consultarmos os dados cadastrais, siga a orientação dos seguintes artigos:

 

Abaixo exemplo de XML com a correção:

<emit>
	<CNPJ>07385111000102</CNPJ>
	<!-- Razão Social ou Nome do emitente -->
	<xNome>E SALES SOLUCOES DE INTEGRACAO LTDA</xNome>
	<enderEmit>
		<xLgr>PROF ALGACYR MUNHOZ MADER</xLgr>
		<nro>2800</nro>
		<xBairro>CIC</xBairro>
		<cMun>4314902</cMun>
		<xMun>Porto Alegre</xMun>
		<UF>RS</UF>
		<CEP>81310020</CEP>
		<cPais>1058</cPais>
		<xPais>BRASIL</xPais>
		<fone>4121098000</fone>
	</enderEmit>
	<IE>0963233556</IE>
	<CRT>3</CRT>
</emit>

Após a correção da NF-e, faça o reenvio do documento.

 
Atenção

Caso mesmo após a correção, o problema persista, ou então os dados já estejam sendo preenchidos com dados do Sintegra/CCC, entre em contato com a Sefaz para verificar a razão social que deve ser informada no campo xNome.

 

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