Serviço PostgreSQL suspenso no Windows 10 ou Windows Server 2012 - Como resolver?

Problema

Serviço PostgreSQL suspenso no Windows 10 ou Windows Server 2012 - Como resolver?


Solução/Procedimento

Muitos usuários tem relatado problemas com a execução do Serviço PostgreSQL. O que ocorre normalmente, é existir um processo suspenso desse Serviço, que impede sua inicialização e quando o usuário tenta Iniciar o Serviço, é mostrada mensagem informando que já há outro processo em execução. Esse processo também não pode ser finalizado pelo Gerenciador de Tarefas, sendo a única saída, a reinicialização do computador onde está instalado o Banco de Dados.

Aparentemente, esse problema não está ocorrendo devido ao Windows, mas sim devido ao Aplicativo Warsaw. Esse Software é usado por bancos brasileiros como medida de segurança na realização de transações via Internet. Bancos como Itaú, Caixa Econômica e Santander fazem uso desse Software.

A suspeita é que algo tenha mudado na forma como o Windows executa o Serviço do PostgreSQL em suas versões mais recentes, e o Aplicativo Warsaw, devido a essa mudança, esteja identificando como suspeito, perigoso ou malicioso, forçando que o Processo do Serviço PostgreSQL fique suspenso.

Tivemos situações semelhantes em alguns clientes e até em nossos próprios computadores. Até o momento, a remoção completa do aplicativo Warsaw tem resolvido o problema.

Para remover, basta acessar o Painel de Controle do Windows, em seguida ir em Desinstalar um programa, encontrar e selecionar o aplicativo Warsaw e clicar em Desinstalar.

Feita a remoção do Warsaw, reinicie o seu Computador.

 

Também ouvimos debates que outros aplicativos de segurança ou anti-vírus também poderiam ter maior liberdade dentro do servidor, chegando ao ponto de suspender um programa devidamente instalado. Por isso nossa suspeita é que o anti-vírus também possa ser quem está bloqueando o PostgreSQL.

Outro detalhe é que não se deve ter um anti-vírus junto a um banco de dados, pois o mesmo pode suspeitar da constante escrita e causar perca de dados importantes.

Nossa sugestão é que, se for manter o anti-vírus junto ao seu Banco de Dados, que adicione a pasta de instalação do seu Banco de Dados ou sua Aplicação na White List. No caso da Solução Oobj, coloque nossa pasta (c:\oobj), e também veja as configurações de monitoramento de aplicativos e coloque o processo do PostgreSQL como seguro.

Outra forma, seria criar uma VM (Virtual Machine / Máquina Virtual) só para o banco de dados e neste não haver anti-vírus instalado.

 

No fórum da Microsoft, há discussão sobre o uso de anti-vírus e banco de dados no mesmo servidor. Apesar de falarem a respeito do SQL Server, o assunto serve também para o PostgreSQL, já que estamos falando de Banco de Dados. Veja a discussão no link abaixo:

 

Referência

Sem referências.

0 (0)
Avaliação do Artigo (Nenhum voto)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.
Artigos Relacionados RSS Feed
Comentários
Nome
Email
Código de Segurança Security Code
Não há comentários para este artigo. Seja o primeiro a postar um comentário.