Serviço PostgreSQL suspenso no Windows 10 ou Windows Server 2012 - Como resolver?

Problema

Serviço PostgreSQL suspenso no Windows 10 ou Windows Server 2012 - Como resolver?


Solução/Procedimento

Muitos usuários tem relatado problemas com a execução do Serviço PostgreSQL. O que ocorre normalmente, é existir um processo suspenso desse Serviço, que impede sua inicialização e quando o usuário tenta Iniciar o Serviço, é mostrada mensagem informando que já há outro processo em execução. Esse processo também não pode ser finalizado pelo Gerenciador de Tarefas, sendo a única saída, a reinicialização do computador onde está instalado o Banco de Dados.

Aparentemente, esse problema não está ocorrendo devido ao Windows, mas sim devido ao Aplicativo Warsaw. Esse Software é usado por bancos brasileiros como medida de segurança na realização de transações via Internet. Bancos como Itaú, Caixa Econômica e Santander fazem uso desse Software.

A suspeita é que algo tenha mudado na forma como o Windows executa o Serviço do PostgreSQL em suas versões mais recentes, e o Aplicativo Warsaw, devido a essa mudança, esteja identificando como suspeito, perigoso ou malicioso, forçando que o Processo do Serviço PostgreSQL fique suspenso.

Tivemos situações semelhantes em alguns clientes e até em nossos próprios computadores. Até o momento, a remoção completa do aplicativo Warsaw tem resolvido o problema.

Para remover, basta acessar o Painel de Controle do Windows, em seguida ir em Desinstalar um programa, encontrar e selecionar o aplicativo Warsaw e clicar em Desinstalar.

Feita a remoção do Warsaw, reinicie o seu Computador.

 

Também ouvimos debates que outros aplicativos de segurança ou anti-vírus também poderiam ter maior liberdade dentro do servidor, chegando ao ponto de suspender um programa devidamente instalado. Por isso nossa suspeita é que o anti-vírus também possa ser quem está bloqueando o PostgreSQL.

Outro detalhe é que não se deve ter um anti-vírus junto a um banco de dados, pois o mesmo pode suspeitar da constante escrita e causar perca de dados importantes.

Nossa sugestão é que, se for manter o anti-vírus junto ao seu Banco de Dados, que adicione a pasta de instalação do seu Banco de Dados ou sua Aplicação na White List. No caso da Solução Oobj, coloque nossa pasta (c:\oobj), e também veja as configurações de monitoramento de aplicativos e coloque o processo do PostgreSQL como seguro.

Outra forma, seria criar uma VM (Virtual Machine / Máquina Virtual) só para o banco de dados e neste não haver anti-vírus instalado.

 

No fórum da Microsoft, há discussão sobre o uso de anti-vírus e banco de dados no mesmo servidor. Apesar de falarem a respeito do SQL Server, o assunto serve também para o PostgreSQL, já que estamos falando de Banco de Dados. Veja a discussão no link abaixo:

 

Referência

Sem referências.

3 (3)
Avaliação do Artigo (3 Votos)
Avaliar esse artigo
Anexos
Não há anexos para este artigo.