Como configurar a Integração via DLL no DFe Client?
Problema
Como configurar a Integração via DLL no DFe Client?
Solução/Procedimento
Abra o aplicativo DFe Client clicando 2 vezes no ícone da Área de Trabalho.
1 - Na Aba Integração, você deve escolher a opção Integração via DLL. Temos duas opções:
a - Esse DF-e Client processa documentos somente de 1 PDV;
b - Esse DF-e Client processa documentos de vários PDVs.
Entenda a diferença entre os dois cenários:
Na primeira opção, teremos um DFe Client instalado em cada Caixa para processar os seus respectivos documentos. Já na segunda opção, você tem uma emissão centralizada, onde um único DFe Client, instalado no servidor da loja, processará os documentos de todos os caixas.
Abaixo temos uma representação desses dois modelos:
a - Esse DF-e Client processa documentos somente de 1 PDV
Deve-se informar o CNPJ do Emitente, ID do PDV, Série de Emissão, e Mapa de Códigos de Pagamento.
Veja um exemplo de preenchimento:
b - Esse DF-e Client processa documentos de vários PDVs
Você deve preencher apenas o Mapa de Códigos de Pagamento no DFe Client. O restante das configurações serão feitas a seguir, pois devem ser feitas no PDV para que ele comunique com o DFe Client no servidor através de um serviço HTTP local:
Feitas as configurações anteriores, será necessário adicionar o arquivo de configuração da DLL dentro da pasta do ERP Micros, para a comunicação do PDV e o Serviço Oobj.
Se você chegou aqui através do artigo Como instalar mensageria Oobj com interface fiscal Micros RES 3700? volte para o passo 1 em "Configuração Micros / No Servidor" para realizar a configuração de acordo com as especificidades do Micros.
Você pode realizar o download do pacote com os arquivos no endereço:
Acesse com o Usuário e Senha que lhe foram fornecidos e faça o download do pacote .zip DLL-OOBJ-MICROS-AAAA-MM-DD.zip
*AAAA-MM-DD = Ano-Mês-Dia
ATENÇÃO: Os procedimentos abaixo devem ser executados em cada PDV / Terminal
Após download, dentro do arquivo compactado, você encontrará as seguintes pastas:
Após a descompactação, dentro da PASTA CONFIG, precisaremos editar os dois primeiros arquivos:
- configuracaodll.properties;
- caminhointegrecaooobj.properties.
Veja que no pacote a extensão do arquivo está como .template. É necessário remover essa extensão, deixando apenas a extensão .properties. Feita essa mudança, os dois arquivos devem ser abertos com um editor de texto (recomendamos o Notepad++).
No primeiro arquivo, configuracaodll.properties, você encontrará o conteúdo abaixo:
emitCpfCnpj=07385111000102
url_oobj_service=http://127.0.0.1:3090/
integracao=micros
serie=1
idPDV=1
Você deve editar os parâmetros:
- emitCpfCnpj: Informar o CNPJ da sua Unidade;
- url_oobj_service: Informar o IP do Servidor onde encontra-se instalado o DFe Client
- integracao: informar o nome da integração (Ex: micros);
- serie: Informar a Série que deve ser utilizada no Caixa (apenas para NFC-e);
- idPDV: Informar ID do PDV (apenas para CFe SAT).
No Segundo arquivo, caminhointegrecaooobj.properties, você encontrará o conteúdo abaixo e não é necessário nenhuma mudança nele:
pasta_local
# pasta_local : o arquivo de configuracao (configuracaodll.properties) deve estar na mesma pasta
# Se necessario informe o caminho da pasta onde o arquivo configuracaodll.properties pode ser encontrado (Ex: C:\Oobj\Config\ )
Feita as edições, salve os arquivo e copie-os para a pasta do Micros: C:\micros\res\pos\etc.
Agora que você configurou a integração via DLL, é preciso instalar e configurar a Interface Fiscal no PMS da Micros. Acesse o artigo: Como configurar a Interface Fiscal Micros (PMS) para emissão de NFCe e SAT CFe?
Referência
Sem referências.