Case Refrescos Bandeirantes

Refrescos Bandeirantes
Case Refrescos Bandeirantes

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A Refrescos Bandeirantes (Rebic) é uma empresa do Grupo José Alves cujo centro produtor localiza-se em Trindade (GO), com nove filiais situadas entre Goiás e Tocantins. A empresa atende diretamente 237 cidades com 29.000 pontos de vendas e indiretamente 16 cidades com 1.600 pontos de vendas. Totalizando 32 mil clientes e 15 mil notas emitidas por dia. A Rebic enfrentava alguns desafios em relação a emissão de suas notas e otimização dos seus processos cotidianos. Consequentemente, isso afetava as vendas da empresa.

O sistema anterior que realizava a mensageria fiscal da Rebic não atendia às demandas da organização. Um dos fatores que estava afetando o negócio da Rebic era a lentidão constante no processo de emissão da NF-e. Assim, acarretava problemas de atraso na entrega dos clientes, necessidade de pagamento de horas extras dos times de faturamento e logística.

Para otimizar o processo de emissão de notas e torná-lo capaz de acompanhar a rotina da empresa e contribuir para as vendas, a Oobj trabalhou em vários pilares, veja alguns:

-Porporcionar uma solução escalável e capaz de processar centenas de DFEs por minuto, independente do horário e problemas com SEFAZ;
-Diminuição do custo operacional, com a impressão do DANFE e Boleto na ordem e sequência. Agilizando no processo de separação das mercadorias;
-Atendimento das demandas de funcionalidade de negócio da Rebic, que estava em stand-by pela não evolução da solução anterior;
-Painel de Gestão Web para gestão dos DF-e’s (emitidos e recebidos);
-Mecanismos inteligente de contingência, que permitem a emissão de forma transparente, sem afetar a operação;
-Acompanhamento sobre as evoluções das Notas Técnicas. Com o objetivo da solução de DF-e estar em compliance com as necessidades fiscais;
-Atendimento 24 horas por dia e sete vezes na semana

Tais pontos reduziram o tempo com autorização de DF-e, agilizaram a entrega da mercadoria para os clientes, entregaram um processo transparente de comunicação com a SEFAZ e favoreceram financeiramente a operação com a redução de horas extras e trabalhos manuais. Emerson S. Reis, Gerente de T.I da Rebic, conclui sobre os benefícios da parceria com a seguinte colocação:

“Nossa operação que emite uma média de 15 mil NFes/dia exige confiabilidade e agilidade. Com o sistema Oobj NF-e nossa necessidade foi plenamente atendida. Com o proativo, qualificado e cordial suporte a Oobj já se consolida como parceira da Refrescos Bandeirantes a mais de sete anos. ” - Emerson S. Reis, Gerente de T.I

Case Outback

Outback
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O Outback é uma das principais marcas da Bloomin’ Brands, uma das maiores empresas de casual dining do mundo. No Brasil o restaurante conta com 89 unidades. 

A Oobj desenvolveu junto com o Outback uma solução para emissão de NFCe e SAT direto da máquina de pagamento com cartão. A solução feita sob demanda se integra ao sistema de PDV do cliente e ao sistema de gerenciamento de filas de espera do restaurante.

A ideia do "ExpressCheck", nome batizado pelo Outback para o projeto, nasceu através da necessidade de aumentar a eficiência operacional do restaurante, minimizando o número de processos e otimizando o fechamento de contas (Check Pay). Além de melhorar a experiência do cliente, a solução reduz as filas de espera e o tempo de ocupação nas mesas, tudo isso através do uso de tecnologia e inovação.

Como funciona? Através de um browser embutido nas máquinas de cartão e da interface fiscal da Oobj para emissão da NFCe e SAT, foi possível fazer com que as máquinas de pagamento trabalhassem como um terminal. Nesse processo, a Oobj garante a autenticidade de cada operação, certificando que cada conta gere um cupom fiscal.


Com o ExpressCheck, o Check Pay é realizado diretamente na máquina de cartão, ou seja, pré conta, pagamento, CPF na nota e emissão do cupom fiscal são todos realizados no mesmo equipamento.

O projeto otimiza os processos de pagamento, reduz o tempo de espera nas mesas, o que consequentemente gerou aumento de receita. Além disso, a solução está integrada com o TMS do restaurante, sistema que gerencia as filas externas do Outback, o que reduziu o tempo de espera do cliente para entrar no restaurante. Tudo isso para melhorar a experiência do usuário.

“Um serviço dinâmico e eficiente que garante um atendimento aprimorado e de maior rotatividade ao waiter, e ainda por cima amplia experiência  do cliente até o último momento dentro do nosso restaurante” - Mário Bernardes, Gerente de Projetos da Bloomin’ Brands (empresa responsável pela marca Outback)

Ainda de acordo com Mário Bernardes, com o ExpressCheck o tempo de ocupação de uma mesa pode reduzir em até 10 minutos. Assim, o Outback agiliza os atendimentos e gera benefícios tanto para o cliente quanto para sua operação.

Em julho de 2017, todos os 89 restaurantes no Brasil já deve estar operando com a solução. 

Case Burger King

Burger King
Case Burger King

Burger King Centro Sul adere solução da Oobj para NFCe

O Burger King Centro Sul, grupo da rede internacional de fast food Burger King, adotou em 2016 a solução da Oobj para emissão da NFCe. Atualmente, 28 lojas do grupo emitem NFCe em substituição à ECF e contam com informações centralizadas de vendas.

Para Gustavo Santana, Gerente de Operações da Oobj:
“O grande desafio do projeto foi a integração com o software usado pelo Burger King. A venda ocorre com o PDV da MICROS e tínhamos que atender todos os requisitos de integração com a linguagem proprietária da MICROS. Além de não abrir mão da agilidade na venda pelo operador.”

Com a implantação da NFCe, o Burger King Centro Sul tem agora as informações de vendas centralizadas no ambiente SaaS. Isso garante a segurança dos dados e disponibiliza as informações das vendas para o sistema de backOffice em tempo real. Este, por sua vez, consegue realizar as consolidações com mais agilidade.


As informações podem ainda ser gerenciadas pelos administradores e diretores do grupo através de um Portal Web.

“Já utilizávamos a própria solução da MICROS para NFCe. Apesar disso, adotamos a solução da Oobj por ser mais confiável, ter mais recursos e uma excelente performance. Há agilidade nas solicitações, além de suporte diferenciado, item essencial para nosso negócio”, comenta Euripedes Júnior.

Com essa implantação, as projeções para  mais estabelecimentos do mesmo segmento são animadoras.
“Já estamos em fase final de homologação com outra franquia Burger King. Eles, além da NFCe, precisam emitir SAT (modelo adotado no estado de São Paulo), tudo totalmente integrado com o MICROS. Esse projeto e integração é um marco para nós. Esses cases abriram grandes oportunidades no segmento food”, afirma Hugo Ramos, diretor de Negócios da Oobj.

Case Panpharma

Panpharma
Case Panpharma Uma das maiores distribuidoras de medicamentos da América Latina. São mais de 30 mil notas emitidas por dia (80% na madrugada).

Faturamento distribuído em ambientes heterogêneos envolvendo SAP R3, ERP legado em Cobol, Windows, Linux, HP-UX. Logística de distribuição complexa, Impressão de documentos acessórios como comprovantes de entrega informatizados e integrados com boletos bancários. Este é o cenário em que a solução Oobj NF-e se encaixou perfeitamente ao negócio da Panpharma.

"Foi um grande desafio atender a Distribuidora Panpharma, o volume de NF-e's emitidas é alto, ambiente complexo, faturamento descentralizados. Temos um cenário de missão crítica. Qualquer falha no processo, por menor tempo que seja, atrapalha toda logística de entrega pois a janela de faturamento é pequena e não dá margens para erros." afirma Hugo Ramos, Diretor de Negócios da Oobj.

A Distribuidora Panpharma tem 17 unidades pelo País, autorizando NF-e's através de 10 UF's receptoras.

"Não paramos de emitir NF-e em nenhum minuto. Quando há algum problema com algum sistema receptor de NF-e da Sefaz, o EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência) é acionado automaticamente. Para a nossa equipe de faturamento o processo é transparente e isso é fundamental para que não tenhamos GAPs, que possam prejudicar a logística de entrega." complementa Floriano Rezende, Gestor do Projeto SPED na Panpharma.

Desde 2009, a Distribuidora Panpharma usa a solução de NF-e da Oobj.

Case Abril

Somos Educação
Case Abril O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação e educação da América Latina. O grupo possui uma grande operação de distribuição e logística que atende todo o território nacional. Utiliza-se de uma rede de 350 distribuidores e 18 filiais, atingindo 2,2 mil municípios.

Diante desse desafio que é a entrega dos XML's para os clientes e recepção das NF-e's dos fornecedores, é que a Oobj tem ajudado a Editora Abril.

Hoje a empresa emite aproximadamente 1 milhão de documentos eletrônicos, com mais de 540 editoriais e 58 mil pontos de venda. Além disso, a Treelog, empresa do Grupo Abril, é uma das maiores operadoras de entrega porta a porta de revista do mundo. Só nos fins de semana, entrega 780 mil exemplares em todo o Brasil em apenas 16 horas.

De acordo com a Ajuste SINIEF da NF-e, todos os contribuintes devem disponibilizar os XML's autorizados ao seus clientes, mas sabemos que o envio de email é frágil e sem garantia de confirmação de recebimento. Com a solução da Oobj, disponibilizamos para a Abril um portal de acesso no qual os clientes podem acessar e baixar todas as NF-e's emitidas contra eles através de acesso identificado.

"Tínhamos duas demandas que foram atendida pela Oobj. A primeira era a entrega dos XML's para algumas redes varejistas, que exigiram que todos os XML's emitidos contra elas, fossem enviados via WebServices, no momento da autorização da NF-e . A segunda demanda era baixar dos portais varejistas os XML's emitidos contra a Abril de devoluções de mercadoria. Para isso foi criado um robô que faz a busca dos XML's no portal sem a necessidade de intervenção humana." afirma Luis Lima.

Todas as soluções que atendem a Abril estão na "nuvem". Assim, toda preocupação com a garantia do serviço é de responsabilidade da Oobj.

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